16 de jul. de 2010

O MODELO S.B.I. OU COMO CONSEGUIR O FEEDBACK DE UM CHEFE QUE JAMAIS LHE DARIA UM

ABRAHAM SHAPIRO

Suponha que o seu chefe seja alguém que não tem o hábito de dar feedbacks espontaneamente. Um meio muito eficaz de obtê-lo é o S.B.I., que, em inglês, é a sigla de Situation Behaviour Impact, ou seja: situação de impacto no comportamento.

Digamos que você tenha que conduzir uma reunião na qual ele e outros colaboradores estarão presentes. Nesta ocasião atue normalmente. Observe, pergunte e não deixe de fazer suas sugestões e intervenções quando necessário. Interaja normalmente com o seu chefe e com os  seus colegas.

Onde é que entra o tal método S.B.I.?

Este método, desenvolvido pelo Centro para Liderança Criativa, nos Estados Unidos, é uma importante ferramenta para o gerenciamento, sendo fácil de lembrar e simples de ser implementado.

O primeiro passo é a Situação. Após a reunião, peça ao seu chefe que descreva a reunião que você liderou e como ele viu as pessoas? Através desta descrição, você conseguirá enxergar qual foi a visão que ele teve.

O segundo passo é o Comportamento. Questione como é que o seu chefe viu o seu desempenho durante a reunião e se ele observou algo principalmente através dos seus comportamentos não verbais. Não deixe de pedir para que ele seja especifico, pois só assim você saberá se errou e, neste caso, onde é que errou.

O terceiro passo é a avaliação do Impacto. Tente analisar como é que o seu chefe se sente sobre a forma como você conduziu a reunião. Ele estará sinalizando isso todo o tempo em que vocês estiverem conversando a respeito. Preste atenção e observe os gestos, a face, os acentos, as ênfases. Você consegue observar se ele acha que você podia ter dirigido melhor a reunião de modo diferente?

O modelo S.B.I. na prática  é uma forma de observação pessoal e de obter benefícios de desenvolvimento pessoal da interação com outros, especialmente com o seu superior hierárquico. Ajuda muito a pessoa a ver como pode melhorar o seu desempenho profissional e a ter mais confiança em si. É ótimo, vez que  tudo o que é bom pode sempre melhorar.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473