5 de jul. de 2010

APENAS DOIS TIPOS DE EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Existem somente dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem. Muitas continuam não reconhecendo que a estratégia vencedora do passado pode ser perdedora no presente. Dirigentes de sucesso sabem que é mudar ou morrer.

O ritmo de mudança atual é tão veloz, que a capacidade de mudar tornou-se o modo de funcionar básico. É um mundo novo nos negócios. Nele, o marketing tem um papel preponderante para identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado. O marketing cria estratégias que garantam a liderança e a força da marca. Daí, ser impossível entender como uma área tão importante como o marketing estar confinada a um único departamento!

Infelizmente, tais visões - perfeitamente condizentes com o tempo em que estamos - continuam a ser alvos de interpretações erradas. Há quem ainda pense, que vendas e marketing são termos equivalentes, quando o marketing é uma disciplina mais ampla. Peter Drucker, dizia que “o objetivo do marketing é o de tornar o esforço da venda supérfluo”. Sua função é descobrir necessidades não satisfeitas e propor soluções satisfatórias para que a venda ocorra através do mínimo esforço dos vendedores.

Pense, por exemplo, nos produtos Nestlé. Compare-os com qualquer outro concorrente. Qual das duas marcas despertará o mais elevado nível de confiança no consumidor? Qual delas vende sem grande esforço de persuasão do vendedor sobre o comprador do mercado para que tenha o produto em sua gôndola. Mas a questão investigativa é: por quê é assim com a Nestlé? Várias razões. As mais óbvias: a garantia de alta qualidade propagada pela Nestlé, o fato dos consumidores terem constatado essa qualidade na prática, etc, etc. Porém, é também resultado de uma estratégia, que ao longo de décadas vem sendo praticada e comunicada da forma correta.

É amplo demais, concordo. E envolve milhões e milhões de dólares. Porém, é muito simples em sua essência. Não tem a complicação que tantas agências de propaganda de fundo de quintal e marketeiros vendedores de propaganda em televisão tentam impor a seus clientes para aumentar o preço de seus trabalhos.

Mudar é uma atitude, uma decisão. Tem muito mais de bom senso do que de tendências da moda corporativa, conselhos de gurus ou delírios de um diretor após a leitura de um livro recém lançado. A urgência em mudar, aliás, é uma necessidade, hoje, imutável.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473