8 de jul. de 2010

PAÍSES RICOS E PAÍSES POBRES

ABRAHAM SHAPIRO

A diferença entre países pobres e países ricos não é a idade do país. Índia e o Egito existem há mais de dois mil anos e são pobres. Canadá, Austrália e Nova Zelândia há 150 anos eram inexpressivos. Hoje são países ricos.

A diferença entre países pobres e ricos também não está nos recursos naturais. O Japão tem um território 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e criação de gado, mas é uma poderosa economia mundial. O país é como uma imensa indústria flutuante. Importa matéria-prima do mundo todo e exporta produtos manufaturados.

Outro exemplo é a Suíça que não planta cacau mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o tranformou na caixa-forte do mundo.

Executivos de países ricos que se relacionam com seus pares de países pobres mostram que não há diferença intelectual significativa. A raça ou a cor da pele também não são importantes. Imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países ricos europeus.

Qual é, então, a diferença?

A diferença é a atitude das pessoas, é a educação e a cultura. Ao analisar a conduta das pessoas médias em países ricos e desenvolvidos, constata-se que a maioria segue princípios de vida como: a ética, a integridade, a responsabilidade, o respeito às leis, o respeito pelo direito dos demais, o amor ao trabalho, a poupança e o investimento, o desejo de superação e a pontualidade!

Nos países pobres só uma minoria segue esses princípios básicos em suas vidas.

Não somos pobres porque faltam-nos recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. Somos pobres porque não tomamos atitude, falta vontade e garra para cumprir esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas, e comunicá-los aos nossos descendentes. Sem isso, por mais dinheiro que tenhamos, sempre seremos pobres e dependeremos de um título de Copa do Mundo para sermos respeitados e termos dignidade aos olhos dos outros povos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473