6 de jul. de 2010

A CIÊNCIA DA ARGUMENTAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Um argumento é uma prova que serve para afirmar ou negar um fato. É um recurso para convencer alguém, para alterar-lhe a opinião ou o comportamento.

Necessitamos de argumentos a toda hora. O problema é: como utilizá-los? Quem desenvolve habilidade em argumentar, tem maior chance de alcançar sucesso na defesa de seus pontos de vista.

A argumentação é o fundamento do processo de persuasão utilizado, por exemplo, na venda de produtos e serviços, na apresentação de ideias, planos e estratégias no dia a dia do pessoal corporativo. Mas em muitas circunstâncias, exemplos são o melhor argumento. Eles são poderosos, pois nascem da essência da ação. Quando os exemplos são utilizados, eles atuam como provas ou demonstrações irrefutáveis.

Imagine o síndico de um edifício tendo que dizer aos condôminos que não estão participando das reuniões, que nas últimas duas convocações não houve quórum para votar questões importantes. O fato em si seria um forte argumento. Mas talvez, não seja suficiente para levar as pessoas a participarem das próximas reuniões. Para que tomem essa atitude, o processo de pesuasão ideal deveria envolver a conscientização dos moradores a respeito do que estarão perdendo se continuarem ausentes das reuniões. Se os argumentos demonstrarem que seus apartamentos irão desvalorizar, ou que existe risco à segurança de todos caso algumas medidas urgentes não sejam votadas, então os moradores participarão, mesmo não tendo vontade.

Qualquer argumento que se basear em vantagens e benefícios que satisfaçam às necessidades e aspirações das pessoas a quem se dirigem, acabam persuadindo-as satisfatoriamente.

Todo processo de persuasão está além do fato de as pessoas conseguirem ver que determinada informação é correta. Para que tomem uma atitude é preciso que conheçam os benefícios ou prejuízos envolvidos na situação. Uma boa argumentação dará conta disso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473