7 de jul. de 2010

EM BUSCA DE ESCLARECIMENTO E ENTENDIMENTO

ABRAHAM SHAPIRO

Era uma vez um homem que desejava ser sábio, mas não tinha tempo para dedicar-se a isso, pois requer esforço. Sendo inteligente para cálculos e negócios, ele achava que apenas com isso, e sem vivência ou maturidade, chegaria à sabedoria e seria admirado por todos. Procurou um sábio e, após expôr sua intenção, o idoso homem fez-lhe uma pergunta:


- “Se dois homens entram numa casa pela chaminé, um fica todo sujo de fuligem e o outro limpo, qual dos dois irá se lavar?”


O homem respondeu:


- “O que está sujo, é lógico!”


- "Não!", respondeu o sábio. "O limpo irá ver que o outro está sujo, pensará que também está, e irá lavar-se. Já o que estiver sujo, ao ver que o outro não se sujou, presumirá que está limpo."


O homem alegremente exclamou:


- "Ah, o senhor tem razão. Agora creio estar pronto para ser um sábio!"


O mestre balançou a cabeça negativamente e lhe declarou:


- “Não, você não está. Se estivesse, teria observado que não é possível que, entre dois homens que descem por uma chaminé, um sai sujo e o outro limpo”.

Todos nós estamos sujeitos a aceitar informações como fatos definitivos, sem questionamento ou verificação. Fazer perguntas é salutar – especialmente quando feitas com humildade e desejo de esclarecer.

Se uma pessoa responde a uma pergunta diretamente, significa que ela aceitou as premissas pelas quais a pergunta foi elaborada. Exemplo: “Você é homem?” Quem responder “Sim” de imediato provavelmente estará pensando apenas no seu gênero masculino, quando talvez a pessoa que perguntou quisesse abordar aspectos morais e éticos que definem um ser humano. No entanto, se para o mesmo indivíduo esta pessoa perguntasse: "Quando é que você parou de bater na sua esposa?", agora certamente ele faria uma pergunta buscando esclarecimento antes de dar uma resposta!

Perguntar é preciso. Perguntas que busquem luz, que revelem os pensamentos e produzam segurança na troca de informações. Quem faz isto promove a paz de modo mais efetivo do que os pacifistas que potestam contra guerras enquanto vivem conflitos em suas vidas mal resolvidas por falta de diálogo e compreensão.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473