2 de jul. de 2010

O EFEITO PIGMALIÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Ovídio foi um poeta romano que viveu no início da Era Comum. Ele escreveu sobre um escultor chamado Pigmalião que se apaixonou por uma de suas estátuas, chamada Galatéia, a quem a deusa Vênus concedeu o fogo da vida, e  transformou-a em mulher, vindo seu criador a casar-se com ela e a terem filhos juntos.

O dramaturgo irlandês Bernard Shaw, escreveu uma peça intitulada Pigmalião sobre esse tema. Anos depois, a peça foi adaptada para o famoso musical My Fair Lady – contando sobre uma florista que se transforma em lady porque alguém, vendo-a como tal, despertou a lady que já existia em seus sonhos.

Observe com que grande facilidade realinhamos nossas expectativas às percepções que temos da realidade, de tal forma que fique fácil relacionar ambas em nossa mente e não fique desconforto algum.

Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, dois psicólogos Judeus americanos, realizaram um importante estudo sobre como as expectativas de professores afetam o desempenho de alunos. Observaram que os professores com uma visão positiva sobre seus alunos tendem a estimular neles o seu lado bom e eficiente. Isto acaba acontecendo através dos resultados que os alunos obtêm. Igualmente professores que não têm apreço por seus alunos adotam posturas que comprometem negativamente o desempenho destes. Deram a isto o nome de Efeito Pigmalião.

Este efeito também está presente na gestão de pessoas em empresas. A expectativa de um gerente sobre sua equipe afeta o desempenho dela. Quando o gerente espera atitudes positivas de seus subordinados, isso tende a acontecer. Se forem negativas, provavelmente acontecerão também.

Na prática, se o colaborador vê em seu chefe uma pessoa difícil ou alguém que se porta como seu "inimigo", tenderá a agir como se este chefe fosse exatamente assim. O colaborador não terá disposição para cooperar com entusiasmo, pois o chefe se transforma na imagem negativa que foi criada na mente do funcionário.

Veja por estas informações a importância de se eforçar para desenvolver uma imagem positiva aos olhos dos demais à nossa volta e de igual modo ler e interpretar a atitude das pessoas da forma mais positiva possível. O que pensarmos sobre elas acabará se tornando realidade – ainda que somente dentro dos limites de nossos próprios pensamentos.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473