9 de jul. de 2010

CUIDADOS AO APRESENTAR-SE EM PÚBLICO

ABRAHAM SHAPIRO

Apresentar-se em público é uma tarefa que requer, antes de tudo, clareza de pensamento e domínio do assunto para se ter sucesso. Mas hoje em dia há tantos recursos disponíveis para as apresentações, como Power Point, notebook, datashow, vídeos, tela de plasma, sistema de som, que tudo se torna mais fácil, desde que bem empregados.

Se você vai se apresentar diante de uma grande platéia ou apenas a um grupo de pessoas de sua empresa, darei a seguir algumas dicas básicas para realizar uma exposição de sucesso.

Em primeiro lugar, construa uma apresentação visualmente bem equilibrada, com slides bem programados e não carregados. Evite traços e sombras. Use letras claras em fundo escuro ou o contrário – isso ajuda a leitura. Escreva o mínimo possível em cada slide.

Deixe frases longas e explicações para serem ditas - evite escrevê-las. Assim, você não torna sua apresentação uma mera leitura – o que é terrível.

Não abuse de elementos gráficos como cores, animações e desenhos. Harmonize tudo para que fique agradável.

Treine como ligar o notebook e como carregar o arquivo. Acerte o foco do datashow, a imagem em si e regule o som. Perder tempo ajustando um aparelho diante do público é desastroso, por melhor palestrante que você seja.

Durante a apresentação, não mude o slide antes de tocar no assunto a que a ele se refere. Todos irão desviar a atenção daquilo que você está dizendo e isso comprometerá o aproveitamento. A imagem deve ser a confirmação do verbal. Fale antes, e mostre depois.

Tenha sempre um plano B, pois assim, se um recurso falhar, você ainda poderá levar a apresentação adiante.

Fale coisas simples.

Lembre-se que nós pensamos ideias, e não palavras. Portanto, nada de decorar textos para reproduzi-los na palestra. Isto é para atores de teatro. O que você certamente precisa é de pensamento claro. Não hesite em fazer um esquema para olhar durante a apresentação, pois, isso não é pecado algum

Tenha autoconfiança e procure dar o melhor de si. E lembre-se: “Quando há boa vontade em nós, somos aceitos com aquilo que temos”.

E agora, boa sorte.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473