28 de jul. de 2010

FALTA DE AUTOCONFIANÇA NA EQUIPE

ABRAHAM SHAPIRO

Você é um gestor e seus colaboradores estão se desempenhando mal. Se isto acontece, verifique como anda a autoconfiança de cada um. Quando eles não acreditam que você deseja vê-los vencedores no que fazem o prejuízo é grande. Eles desejam ter o prazer de saber que estão fazendo as coisas acontecerem.

Falta de autoconfiança dos membros da equipe faz que trabalhem menos. E pior. A qualidade e o nível de criatividade baixam visivelmente.

Um bom gestor, um de verdade, é aquele que sabe como levantar o nível de desempenho dos seus colaboradores.

A performance da sua equipe tem impacto direto sobre o seu próprio. Gerir gente nada mais é do que conseguir resultados através de outras pessoas. Via de regra, um gestor com problemas terá uma equipe com mais problemas que ele. E aí? Como irá provar a competência que seus superiores acreditaram que ele tivesse quando o promoveram? Não será fazendo tudo sozinho. Mesmo porque é impossível.

Eu aprendi que no trabalho as pessoas não confiam em si quando seu chefe não acredita nelas. Ele gasta um tempo precioso controlando ações em vez de confiar. E o pior é que este custo nunca é calculado.

Se você tem um chefe assim, desista de seu emprego. Largue-o e procure outro. Fará bem à sua saúde física e mental. E à de toda a sua família também.

Agora, se você é este chefe, então mude. Caso não consiga, procure ajuda. Comece pela psicoterapia. E estude. Leia e inspire-se.

Mas se você não está a fim de mudar, seu caso já é psiquiátrico.

Não se obtém lucro mandando as pessoas fazerem bem um trabalho, mas orientando-as a fazer o melhor possível. Não interessa se isto aconteça através de correções permanentes ou de uma provocação súbita. O que importa é que de fato aconteça.

A grande diferença entre a sua empresa e os concorrentes talvez esteja no modo novo, melhor e mais barato de fazer as pessoas funcionarem. Eles decerto devem ser muito mais eficazes em gerir pessoas enquanto você está procupado controlá-las. Eu afirmo: deste jeito você vai continuar para trás. Perderá clientes, primeiro. Perderá muito dinheiro logo depois. Aliás, veja como está a curva de resultados dos últimos meses de sua empresa. Quer apostar como têm caído???
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473