23 de jul. de 2010

BENCHMARKING

ABRAHAM SHAPIRO

Benchmarking é uma expressão amplamente utilizada no meio corporativo. Consiste numa técnica de comparação entre empresas, produtos e serviços de sucesso, seguida de ajuste e evolução, com a finalidade de se obter melhorias.

As empresas utilizam o benchmarking para conhecer quem faz melhor que elas algum produto ou serviço. Muitas aprendizagens decorrem disso.

Ocorre que benchmark tem sido frequentemente associado a negócios apenas. E os negócios são uma fonte fantástica de lições para a vida. Por que, então, não aplicá-lo a pessoas?

Ter a mente aberta para reconhecer que o trabalho do outro é melhor do que o meu e, por conseguinte, buscar conhecer “o que” e “como” ele faz para alcançar seus resultados, pode ser uma importante atitude de desenvolvimento e refinamento pessoal. É um procedimento que permite eliminar etapas improdutivas no nosso crescimento a partir da observação do outro, e assim ganharmos tempo e recursos investindo-os corretamente numa estratégia positiva.

Pense, por exemplo, naquela pessoa que você admira talvez por ser conselheira ou estar sempre rodeada de pessoas interessantes. Quais características ela tem? Há pontos em comum entre você e ela? Talvez o segredo não seja “o que ela é ou tem”, mas “como utiliza seus principais recursos”.

Com estas observações, faça agora uma auto-análise. Busque ideias e subsídios para o seu autodesenvolvimento. Você carece de habilidades? Tem aptidões? Ótimo. Dedique-se a descobrir como desenvolvê-las. Observe outras pessoas e amplie a sua lista. Avalie-se sempre a fim de saber se está se aprimorando ou estagnado. Peça feedbacks aos amigos. Eles são ótimas referências.

O que não vale é ter inveja. Admire qualquer pessoa com visão positiva e útil. Nada de comparações depreciativas. Não baixe a autoestima. Portanto, não se fixe em suas deficiências ou no que lhe falta, mas nos atributos que não foram explorados até agora.

Não perca a sua autenticidade. Ela é a sua marca. Melhore. Todo o tempo.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473