31 de jan. de 2008

A EMPRESA É VOCÊ

ABRAHAM SHAPIRO

Se você é vendedor ou vendedora, preste muita atenção.

O que vou colocar aqui é nada menos que definitivo para a compreensão de sua verdadeira relação com o cliente.

Se algo der errado na negociação com seu cliente, você está ferrado, certo? A conseqüência é óbvia: todos os problemas do cliente são seus problemas!

Pelo amor de Deus, nunca – MAS NUNCA – culpe as “pessoas da logística” por uma entrega atrasada.

VOCÊ É O VENDEDOR! VOCÊ “SOZINHO” É O QUE LIDERA E ESTÁ REPRESENTANDO A EMPRESA PERANTE O CLIENTE.

Na cabeça do cliente, se ele fala com você, é porque VOCÊ é a própria empresa. E não há como você desejar ou tentar mudar isso.

Você é a empresa para o cliente. Portanto, se algo de errado aconteceu, você ferrou tudo... e não as “pessoas da logística”.

O que não quer dizer que você não tem o direito de ficar bravo com as "pessoas da logística", se eles de fato, ferraram tudo.

Você apenas não pode transmitir aquela ira para o cliente. No momento em que a transmite, sua reputação vai por água abaixo.

Seu comportamento deve ser o de assumir a responsabilidade sobre o problema, e a condução da melhor solução que proporcione o bem estar e a felicidade que o cliente busca ao negociar com você.

Lembre-se: os clientes fecham transações com você, não com alguma empresa abstrata ou uma marca – por mais poderosa que ela seja.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473