7 de jan. de 2008

IDÉIAS, PESSOAS OU COISAS?

ABRAHAM SHAPIRO

Há pessoas com quem é facílimo falar de coisas ou pessoas. De idéias? Não ouse. Elas empacam – o verbo, aqui é proposital.

Aí, estão os três níveis de gente que se acham no planeta. As baixas falam de pessoas; as medianas falam de coisas. Só as elevadas penetram no mundo das idéias.

Nunca fui intelectualóide, nem presunçoso a ponto de julgar-me inteligente. Tenho problemas de memória e meu raciocínio não é lá essas coisas. Mas sempre adorei expor o que penso com detalhes; falar de minhas interpretações e sentimentos mais interiores. Isso me realiza como indivíduo.

Meu grande problema sempre foi achar um interlocutor. Foram tão poucos com quem me satisfiz, e lamentavelmente tantas as circunstâncias em que os diálogos que eu iniciava, esperançoso, tornavam-se monólogos enfadonhos em questão de segundos, sem perspectiva nenhuma, a não ser após abrir mão de meu objetivo e dar continuidade falando de... coisas ou pessoas!

Cansei!

Onde estará o problema? Quem será o problema? Eu, é claro!!! Serei talvez um maluco freudiano daqueles que, feito Édipo recolhido, resolveu torrar a paciência da horda que tomou conta do planeta?

Não sei, não sei. Para minha tristeza, não sei mesmo.

A verdade é que aqui, hoje, não existe lugar para quem pensa. Há sim, áreas imensas e frondosas para os verborrágicos e logorréicos que borcam bobagens e leviandades em nome de se resumir nisto a vida, a razão, ou o sentido de viver.

Socorro. Tirem-me deste mundo. Eu preciso voltar ao planeta de onde vim.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473