21 de jan. de 2008

A EMPRESA E A ACADEMIA DE GINÁSTICA

ABRAHAM SHAPIRO

Meu amigo Anacleto – obeso convicto de churrasco e cerveja todo fim-de-semana – cedeu às pressões de seu cardiologista e increveu-se numa academia de ginástica.

Certo dia, ele pega um monitor da academia e dispara seu protesto de cliente insatisfeito:

“Olha, faz três meses que eu me associei. Eu pago as mensalidades e venho todo santo dia, mas ainda não notei nenhuma mudança positiva”.

Surpreso, o monitor da academia lhe pergunta:

“Quais aulas o senhor freqüenta?”

“Aulas???” – zomba o Anacleto – “quem tem tempo para aulas???”

“Ahhhh” – reflete o monitor – “o senhor prefere malhar nos aparelhos?”

“Não, senhor” – insiste o Anacleto – “não me ouviu dizer que não tenho tempo?”

“Mas se o senhor não freqüenta as aulas nem usa os aparelhos, o que o senhor faz quando vem aqui?” – indaga o monitor.

E Anacleto, sincero e gozador como é, diz: “Eu aproveito para tomar o meu café-da-manhã e ler os jornais enquanto olho a turma fazendo exercícios”.


Você vai ao cinema, se senta e assiste ao filme. Essa é a maneira de aproveitar o espetáculo. Mas se você for à academia de ginástica, sentar-se e assistir, perderá o mais importante.

A vida empresarial é igual a academia, você precisa “malhar” e “suar a camiseta” para obter resultados. Mandar os outros fazerem sem que você acompanhe e se envolva com os processos, só lhe reservará surpresas quando tudo precisar ser averiguado.

Liderança empresarial para acompanhamento de resultados funciona segundo o modo clássico e conservador que diz: “O que engorda os porcos são os olhos do dono”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473