6 de jan. de 2008

FAÇA UMA ANÁLISE DE COMO ANDA A SUA PERCEPÇÃO DA REALIDADE

ABRAHAM SHAPIRO

Como vai a sua percepção? Segue abaixo um breve trabalho para sua auto-avaliação, sobre seu nível de percepção da realidade, a começar, é claro, com "o que é a realidade". Pense bem, entregue-se com profundidade à auto-análise e caso queira um excelente auxílio, assista ao filme "QUEM SOMOS NÓS?" (WHAT THE BLEEP DO WE KNOW?)


AS IDÉIAS PRINCIPAIS

A. As coisas são aquilo que são, porque nós somos aquilo que somos.

B. Quando abro os olhos e olho em torno, não vejo “o mundo”, mas o que meu equipamento sensorial consegue perceber, o que meu sistema de crenças me permite ver, o que minhas emoções desejam ou não ver.

C. Se um grupo de pessoas virem um colega com um dedo sangrando, serão unânimes em querer prestar socorro com curativos, remédio, ressuscitação respiratória e até o farão deitar-se numa maca e ali ficar por um bom tempo. Mas se estas pessoas se depararem com o mesmo colega chorando, alguns ficarão preocupados e darão valor ao sentimento desejando prestar ajuda. Outros poderão dizer: “É fingimento”; “Não é nada”; “Antes de casar passa”. Como é possível explicar esta diferença de abordagem?

D. Meu cérebro (e o seu, também) não sabe a diferença entre o que está acontecendo lá fora e o que está acontecendo aqui dentro.

E. Entenda definitivamente: Não existe “lá fora”... um lá fora que seja independente do “aqui dentro”.

F. Se construímos a realidade com elementos de nosso estoque já existente de lembranças, emoções, experiências e associações, como podemos perceber algo novo?

G. Informações novas são importantes. É muito bom aprender com a teoria. Mas o conhecimento completo envolve tanto a compreensão quanto a experiência, a prática. Se você quiser que alguém saiba como é comer um pêssego, pode descrever a experiência – “é suculento, doce, macio...” – mas ele ou ela nunca saberá de fato o que é comer um pêssego enquanto não morder um. Portanto, para expandir nosso paradigma e despertar para uma vida mais rica, precisamos de novos conhecimentos e experiências .

H. Tudo o que já experimentamos na vida esteve delimitado pelas fronteiras do que já sabemos. Torna-se óbvio que, se quisermos ter uma vida mais abrangente e mais rica, com mais oportunidades de crescimento, realizações e felicidade, precisaremos nos empurrar para a frente, fazendo grandes perguntas, experimentando novas emoções e armazenando mais dados em nossas redes neurais.


I. Lembre-se desta grande lição e talvez tenha a motivação necessária para buscar muito mais conhecimento do que tem buscado (ou não tem, infelizmente): "Você não fala daquilo que vê. Você só vê aquilo de que pode falar".


AUTO QUESTIONAMENTO

1. Por que as coisas são aquilo que são?

2. Neste momento especial da minha vida, há algo que eu não estou conseguindo ver e necessito muito ver?

3. Como as minhas emoções estão afetando a percepção da minha realidade? Tenho ciência de que minhas emoções ajudam a construir minha percepção da realidade? Em grandes ou pequenas proporções?

4. Como posso perceber algo novo quando estou preso/presa a meu velho paradigma?

5. O que eu estou hoje disposto/disposta a mudar para ver a realidade de forma diferente?

6. Como uma mudança nas minhas percepções vai mudar minha realidade? Ela vai ficar melhor? Diferente? Melhor e diferente?

7. Eu sou capaz de expandir meus conhecimentos através de novos conhecimentos? O que eu poderia fazer para ampliar minha visão de meu modelo pessoal do que é real e possível para mim?

8. Quando foi a última vez que provoquei a minha mente? Quando foi a última vez que eu tenha feito algo tão escandalosamente diferente, que fiquei de boca aberta pensando: “Uau!!! Não acredito que fiz isso!”

9. Sou capaz de me ver a mim mesmo/mesma como se fosse um observador externo, ou seja, estudar meus próprios hábitos como se eu espreitasse uma presa, de modo a me apanhar fazendo coisas habituais e então fazer algo totalmente novo?

10. Se eu só percebo o que conheço, como irei perceber algo novo? Se sou eu quem “me faço”, como poderei criar um “novo eu”?

11. Qual é o meu estado emocional mais freqüente? Como esse estado afeta minhas percepções? Eu consigo ver qualquer coisa que exista fora desse estado emocional?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473