10 de jan. de 2008

VENDER A IDEIA CERTA

ABRAHAM SHAPIRO

A cena se passa no Paraíso. Eva e a serpente estão debaixo da árvore do fruto proibido.

- Come! - diz a serpente - e serás como os anjos!

- Não - responde Eva.

A víbora investe:

- Terás o conhecimento do Bem e do Mal

E Eva: - Não me interessa!

A cobra diz - Serás imortal como Deus

- Não, não e não – Eva esbraveja

A serpente já estava quase desistindo. Não sabia o que fazer, para que a esposa de Adão comesse o fruto proibido, até que teve uma idéia. Ofereceu novamente a fruta. Mas, desta vez, o argumento foi:

- Come, boba... esta fruta emagrece!!!

E o resto da história todos conhecem bem.



Esta anedota implica numa grande verdade. Nem tudo funciona como desejamos no primeiro instante. Mas, em não funcionando, é possível estudar, analisar a situação e encontrar o melhor modo de resolvê-la no segundo lance. O fato de não termos acertado de primeira nos dá a oportunidade de atingir o alvo na segunda... desde que exista estudo. O problema é que não estamos acostumados a analisar e criticar nossos próprios atos e, portanto, dificultamos o processo por falta de consciência.

Se ao invés de simplesmente apresentarmos ideias, produtos ou serviços, investirmos um tempo em traçar a estratégia - baseada em informações, conhecimento de mercado, comportamento do cliente etc - poderemos chegar mais perto do sucesso desde o princípio. Não é uma garantia, é claro. Talvez tenhamos que promover ajustes na seqüência - isso é normal. Mas analisar é uma ação que aumenta o conhecimento e a capacidade de visão, de proatividade.

Após as primeiras experiências práticas, é importante parar para rever nossos planos e avaliar se tudo está em conformidade com a estratégia. Em seguida, partir para as correções.

No dia a dia, arriscamos pensar e até apostamos que qualquer atitude resultará na satisfação dos nossos desejos e objetivos. Isso é ilusão. Não existe recompensa sem esforço.

Há um ditado que diz que qualquer sucesso repentino leva pelo menos 15 anos para acontecer. Pensar que tudo será fácil é o mesmo que jogar na Mega-Sena e gastar antes mesmo sorteio acontecer - presunção que pode custar caro demais
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473