2 de jan. de 2008

É BOM VENDER PARA AMIGOS?

ABRAHAM SHAPIRO

Há um ensinamento em vendas que diz: “Se todas as condições forem iguais, as pessoas querem fazer negócio com os amigos. E se as condições não forem tão iguais, elas ainda querem fazer negócio com os amigos”.

Estima-se que 50% das vendas são feitas e as relações de negócio mantidas por causa da amizade. Em negócios, o vínculo emocional ainda é o grande diferencial positivo e estratégico.

Se você acha que a venda acontece por causa do melhor produto, do melhor serviço ou do preço, esqueça.

Quando existe uma amizade confiável, a venda será realizada com base nela. Portanto, fazer amizade com seu cliente potencial aumenta astronomicamente suas chances.
Como você convida um amigo para sair ou pede um favor? Você apenas pede, não é?

Assim também é nos negócios: você não precisa de técnicas de venda ou de formalidades para vender para os amigos. Respeito e objetividade, sim.

Como é que os seus melhores clientes se tornaram os melhores? Não foi pelo esforço que você fez? Não foram cuidados e consideração constantes? Aí é que está. Se você é amigo de seu melhor cliente, isso elimina a desconfiança sobre o preço e outras exigências. E se por acaso ocorrer algum erro de atendimento, é quase certo que ele irá perdoar.

A lição é: uma venda lhe rende uma comissão. Mas um bom amigo, pode lhe render um milhão.

Você está precisando de mais vendas? Então deixe as técnicas em segundo plano e trate de fazer bons e fiéis amigos.

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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473