16 de jan. de 2008

APRENDENDO COM A PIZZARIA DO GUTO

ABRAHAM SHAPIRO

O Guto tinha uma bela pizzaria no centro de uma cidade do interior de S. Paulo. Certo dia, o negócio quebrou.

Tive a curiosidade de perguntar a ele o que houve. Fiquei surpreso com a resposta. O Guto me deu a seguinte explicação:

1º. Quando abri, a cidade tinha vinte pizzarias. Hoje são quase duzentas.

2º problema: À medida que os concorrentes foram chegando, eles panfletavam todas as casas e prédios da redondeza. Eu nunca fiz isso. Confiei nos meus clientes e achava que eles nunca me trocariam.

3º. Eu saqueava o caixa da empresa para comprar carro, moto e bens acima das minhas possibilidades. O capital de giro foi minguando, até o dia que entrei em banco.

A grande lição que aprendi com o Guto é que não adianta apenas ter consciência. Conhecer as razões, saber, não é bastante para salvar uma situação. É preciso fazer algo a respeito. Tomar uma atitude. E o combustível poderoso das nossas atitudes chama-se: VONTADE.

O Guto perdeu a vontade de agir. Faltou entusiasmo e, aos poucos, deixou sua bela e agradável pizzaria definhar.

Se você está vivendo uma realidade parecida com a do Guto, não se entregue. Converse com pessoas, tome conselhos, busque parcerias, contrate um profissional competente, mas não deixe a peteca cair. Não quebre.

Dê valor ao que você já sabe. Mas para conseguir isso só há um modo: pondo em prática.

Você já ouviu dizer que de boas intenções os cemitérios estão cheios. Portanto, você, que está vivo, só irá vencer se agir.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473