21 de jan. de 2008

TUDO É SÓ QUESTÃO DE PERCEPÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

As pessoas têm o hábito de pretender saber a respeito de tudo. Acontece que nem sempre sabem. E isso causa problemas. Elas criam uma idéia sobre coisas, palavras ou situações e esperam que todos imaginem exatamente o mesmo que elas. Impossível. As percepções são tão diferentes, quanto as faces das pessoas ou suas impressões digitais.

As ideias precisam ser expressadas através das palavras a fim de que, comuniquemos nossos pensamentos às pessoas e, desta forma, cheguemos a um senso comum sempre que necessário. O dicionário foi feito para dar a saber o sentido das palavras. Mas isso é apenas uma pobre garantia de entendimento. Há muito o que se complementar o sentido frio dos termos. Aí entram as emoções, a entonação vocal, a atenção dos olhos, a gesticulação, a inteligência e até forças subliminares que a ciência ainda desconhece. E não esqueçamos do esforço. Comunicação clara e objetiva exige esforço.

Há uma história sobre Picasso, o famoso pintor moderno, que evidencia a necessidade de se esforçar para o entendimento antes de qualquer avaliação. Um homem encomendou a ele um retrato da esposa. Dia após dia, o artista trabalhou com o modelo em seu ateliê. Finalmente, chamou o cliente para mostrar a obra terminada. Picasso descobriu a tela e apresentou sua versão cubista da mulher. O marido, indignado, protestou: “Que diabo é isso? Essa figura não se parece nada com a minha esposa!” Tirou uma foto da carteira e enfiando-a debaixo do nariz de Picasso, exclamou: “Olhe aqui! Assim é a minha mulher!” Picasso pegou a foto e comentou, com expressão de espanto: “Nossa! Como ela é pequena”.

Quem jamais viveu um problema de diferença de percepção com outra pessoa? Mal entendidos são comuns. Importante é estar calmo e lembrar que, conversando, a gente se entende! Pois então, vamos conversar.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473