14 de jan. de 2008

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE COMO PARTE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ABRAHAM SHAPIRO

Li, há poucos dias, um excelente post em um blog norte americano sobre percepção e dissonância cognitiva. O autor descreve uma análise estatística feita na Segunda Guerra, com o intuito de blindar os aviões de combate nas áreas mais frágeis e evitar, assim, o aumento no número de baixas de soldados e aeronaves.
Ao examinar os aviões que retornavam às bases aéreas americanas, o estatísco Abraham Wald detectou um padrão de áreas atingidas na fuselagem das aeronaves. Com pequenas variações, o sinistro localizava-se sempre numa área que pouco variava de um avião para outro.

Determinado o padrão, Wald partiu para a formulação de um novo modelo de blindagem, que em primeira análise, sugeriria uma óbvia aplicação de mais proteção nas áreas constantemente atingidas.

Para a surpresa geral, em sua apresentação de resultados do estudo, Wald teve um insight tanto óbvio quanto brilhante.

Sugeriu um modelo de blindagem que protegia diversas áreas das aeronaves, exceto todas aquelas em que eram mais frequentemente atingidas.

Justificou sua conclusão pela percepção, ou pela falsa percepção que nos leva a enxergar as ações de planos de sucesso, sem saber se os planos de fracasso também adotavam o mesmo padrão de comportamento. Entenda. Se os aviões eram atingidos quase sempre no mesmo lugar, e ainda assim voltavam para as bases, significava que era claro, que as avarias naqueles locais não eram fatais. E que muito provavelmente, os aviões abatidos, e que não podiam ser avaliados, apresentariam buracos de bala em áreas distintas daquelas estatisticamente mais afetadas.

Isso nos mostra claramente que às vezes - ou sempre - devemos olhar mais para os fracassos, aprender com eles para, assim, alcançar o sucesso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473