6 de set. de 2007

A EMPRESA E A LÍNGUA PORTUGUESA

ABRAHAM SHAPIRO

A Cláudia é gerente de uma loja. Ela é um ótimo exemplo de que, às vezes, problemas organizacionais podem ser resolvidos com ferramentas simples, porém, desprezadas pelas pessoas desatentas.

O Braga, dono da loja, passava ordens para serem executadas e, apesar dos esforços em ser entendido, Cláudia não as cumpria como esperado. Havia sempre alguma dificuldade de interpretação. Isso causava conflito entre os dois.

Questionado por ela a respeito de onde estaria a raiz do problema, perguntei se sabia qual a parte de uma frase que expressa a ação do sujeito. Cláudia estranhou a pergunta. Eu estava falando de gramática. Vendo-a confusa, respondi: “É o verbo”.

E continuei explicando. “Suponha que o Braga lhe diga: ‘Acelere o atendimento’. Sua tendência natural é concentrar-se na palavra ‘atendimento’. Mas a frase que ele pronunciou tem um verbo. Esse verbo expressa exatamente o que deve ser posto em prática, ou seja: ‘acelerar’. Ele quer dizer: ‘o atendimento está lento. Agilize mais’.

“Agora que você sabe o que o Braga deseja, de fato, passe para o próximo passo: analise. Não saia dando ordens a esmo. Formule algumas perguntas para si mesma. Por exemplo:

‘Mandar os atendentes serem mais rápidos é o bastante para resolver definitivamente o problema que o Braga deseja sanar?’

‘Se eu apenas falar, os funcionários vão entender bem e claramente?’

‘A ação que me foi solicitada não requer que eu treine os funcionários para que a resposta deles seja 100% todas as vezes que eu comandá-los?’

‘E se eu conversar com eles a respeito e propor que se abram sobre como estão sentindo o atendimento? Não irão revelar outros problemas que os impedem de ser mais ágeis?’”


Cláudia aprendeu a ouvir e a entender o significado dos verbos. Desde então, sua comunicação melhorou muito com o pessoal. Hoje, ela pensa e reflete mais no que lhe é pedido, antes de apenas exigir coisas de sua equipe. Ela está convencida que 'mandar', apenas, pode colocar em risco a qualidade do atendimento por falta de compreensão de seus subordinados.

Moral da história: "Dez a zero" para uma disciplina a que ninguém dá o devido valor na escola, mas que pode ser definitiva para a eficiência e eficácia de qualquer profissional durante toda a vida: A GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473