5 de set. de 2007

MIX DE PRODUTOS: A CARA DE SUA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Você conhece o Princípio de Pareto?

Vilfrido Pareto, italiano que morreu em 1923, foi um sociólogo que fez uma importante observação prática sobre negócios. Ele disse que 20% dos seus produtos irão gerar 80% dos seus resultados e 20% de seus resultados irão consumir 80% dos seus esforços.

Você já percebeu que na grande maioria dos casos faz enorme sentido o que ele disse? Mas é preciso algum cuidado com o lado pratico dessa teoria.

Se 20% dos produtos são responsáveis por 80% da receita, o restante dos produtos pode ser eliminado da empresa, certo?
Errado. Não é nada disso!!!

Imagine uma padaria. Se o pão francês representa 80% da receita total, ainda assim o cliente também precisa de geléia, requeijão ou mel. Estes produtos não têm a mesma saída do pãozinho. Mas é confortável para o consumidor encontrá-los ali. Juntos com o pão eles fazem o mix de produtos oferecidos na padaria.
E para quê serve o mix de produtos? Ele é a cara da empresa.

O mix é uma parte importante do posicionamento da empresa na mente do cliente.

Não pense somente em receita financeira. Os dois maiores pecados que um homem de negócios deve evitar são: ficar acomodado e olhar para o chão.

Olhe para frente. Questione o tempo todo. Não se convença de que você sabe tudo.

Mais que produtos ou serviços, você precisa entender algo a que ninguém está muito afim de se dedicar: como pensa e como age o cliente. Aí está o futuro de seus negócios.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473