21 de set. de 2007

LIÇÃO BÁSICA DE LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO

O que um líder precisa para compreender e ajudar as pessoas nas dificuldades que enfrentam na empresa e na vida? Visão? Experiência? Habilidade técnica?

Nada disso. O que é preciso, mesmo, é saber prestar atenção. É isso: prestar atenção. O motivo é simples. Cada um de nós tem necessidade de ser ouvido. A falta dessa desejada atenção dá origem a uma dor psíquica que poucos suportam.

A criança dengosa que fica puxando a saia da mãe, o adolescente insubmisso, o marido ou a mulher que reclama, de certa forma, estão expressando a mesma mensagem: “Eu quero atenção!” Na empresa, muitas situações aparentemente profissionais dizem a mesma coisa.

A rejeição fere. A atenção cura. Isso é tudo em qualquer lugar. Também na empresa.

O que fazer para aumentar a habilidade de prestar atenção?

Primeiro: aprenda a ouvir atentamente. Abra o ouvido e o coração. Focalize a outra pessoa.

Segundo: ensine o seu ego a conter o fôlego. Todos nós somos egocêntricos em alguma medida. Cada um se comporta como um ator – quer impressionar a platéia e ocupar o centro do palco. Portanto, pare de competir pelas luzes. Deixe que a outra pessoa brilhe.

Terceiro: tenha paciência. Não forme conceitos precipitadamente. Espere. Ouça tudo, e depois conclua o que for possível.

Quarto: procure interessar-se. De nada adianta fingir que se dá atenção a alguém.

Interesse-se realmente por ele e mostre isso.

Há uma grande verdade que precisa ser dita: a atenção é uma moeda diferente das outras que usamos no relacionamento social. Quando você a dá a alguém, ao invés de diminuir suas posses, ela multiplica visivelmente. Você sempre sai mais rico.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473