21 de set. de 2007

SITUAÇÕES EMPRESARIAIS IMPORTANTES

ABRAHAM SHAPIRO

1.
Dois fatores são cruciais na determinação do sucesso ou do fracasso de uma empresa:a) Se a natureza do negócio tem potencial para produzir lucros - Análise do Ponto de Equilíbrio.
b) Se a necessidade de caixa, bem como os lucros podem ser alcançados - Análise do Fluxo de Caixa.

2.
A administração de uma pequena empresa é a arte do essencial. É tirar o máximo do mínimo.

3.
O início de um negócio é sempre o obstáculo mais difícil. Entretanto, em termos de risco, é sempre a hora do " vamos crescer " que pode ser a mais traumática na vida do pequeno empresário, embora essa possibilidade não seja facilmente entendida por aqueles que se encontram no estágio inicial.

4.
Lembre-se que pode haver um mundo inteiro de diferença entre comprar uma empresa com um fluxo mensurável de clientes reais e começar uma empresa do zero.

5.
Empresas de grande liquidez são facas de dois gumes. Quando é o proprietário que cuida do caixa, não há problema. Mas as redes de "fast food "descobriram pelo caminho mais difícil, que nem mesmo a eletrônica mais sofisticada consegue eliminar os "vazamentos" do caixa.

6.
Problemas, erros e dificuldades são normais em uma pequena empresa. Mas, um erro só passa a ser um erro se você se recusa a corrigi-lo.

7.
Jamais relacione objetivos administrativos unicamente às vendas, e sim à lucratividade.

8.
Estabeleça bons controles administrativos e sistemas de relatórios simples mas eficientes. Todas essas informações mensais devem caber numa folha formato A4.

9.
Se você não sabe para onde está indo, provavelmente não chegará lá.

10.
Tenha humildade para mudar sempre. Quando Bill Gates percebeu sua miopia em relação ao fenômeno da Internet, não fez posição em cima da maior fortuna do mundo, deitando-se nos louros que já passou. Apesar dos seus 40 bilhões de dólares, teve humildade para mudar.

11.
Tenha foco naquilo que você tem condição de ser campeão. O antigo pensamento " quem faz tudo para todos não faz nada para ninguém " continua cada vez mais na ordem do dia como um dos fatores críticos do sucesso da empresa triunfadora nesse final de século. Faça somente aquilo que você souber fazer de maneira excepcional.

12.
Os proprietários / gerentes devem desligar-se suficientemente dos pequenos detalhes diários e das mini-crises para que possam obter tempo criterioso para lidar com as necessidades realmente importantes da empresa. Manter tudo simples significa encontrar ou arranjar tempo para as coisas importantes.

13.
No mundo das pequenas empresas, os desejos e as necessidades do cliente são supremos.

14.
O que todos os clientes querem de uma pequena empresa pode ser generalizado em 4 itens:- Mercadorias e serviços que funcionem.- Mercadorias e serviços que os beneficiem, que tenham valor tangível ou intangível em suas vidas, em troca de dinheiro ganho ou economias feitas a duras penas.- Mercadorias e serviços que sejam melhores do que os da concorrência ou diferentes ou, então, que ninguém forneça.- Um atendimento diferenciado.

15.
Um grande número de pequenas empresas fracassa embora sejam lucrativas. Lucro não é a mesma coisa que dinheiro disponível. Um grande financista americano afirmou: "Felicidade é ter um fluxo de caixa positivo. Todo o resto virá mais tarde".

16.
A administração do caixa é vital para a sobrevivência da empresa e, significa:- Acelerar os recebimentos.- Esticar os pagamentos.- Reduzir estoques inchados ou com pequeno movimento.- Evitar roubos e fraudes.

17.
20% dos negócios que fechamos respondem por 80% de nossos lucros e 80% dos negócios que fechamos correspondem aos 20% dos lucros restantes. A pequena empresa deve definir rapidamente, em qualquer situação, quais são os 20% relevantes e se concentrar neles. Enquanto os concorrentes podem estar se perdendo nos 80% de pouca relevância, quem agir dentro da margem dos 20% decisivos terá a vitória nas mãos.

18.
Em vez de ver o erro como "coisa a ser consertada", é muito mais positivo interpretá-lo como "conseqüência de um processo fora de controle". Por isso, em vez de tratar de resolver o defeito, deve-se investigar suas fontes para corrigir o mecanismo que o gerou. Desse modo, não só se conserta aquele defeito específico como também se melhora o rendimento geral do sistema. Uma metáfora importante para se entender esta visão é: para aprender com os erros, é necessário passar da sala de jantar para a cozinha. Quando se sente à vontade percorrendo esse caminho, você entende por que os japoneses afirmam que "um defeito é um tesouro". ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473