11 de set. de 2007

EM VENDAS, QUANTO VALE A APARÊNCIA?

ABRAHAM SHAPIRO

Um garoto entra em uma lanchonete, senta-se a uma mesa, e pergunta:

"Quanto custa um sundae?"

"R$ 3,00" – responde a garçonete.

Ele tira um punhado de moedas do bolso e após contá-las, pergunta novamente:

"E quanto custa um sorvete simples?"

Havia pessoas esperando por mesas e a garçonete, perdendo a paciência, responde de maneira brusca:

"O sorvete simples custa R$ 2,20"

O menino, mais uma vez, conta as moedas e diz:

"Então, eu vou querer o simples".

A garçonete traz o pedido junto da conta, coloca na mesa e continua seu trabalho.

Ao acabar o sorvete, o menino paga a conta no caixa e vai embora. Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar à medida que ia limpando a mesa, pois ali, do lado do prato, tinham 80 centavos em moedas. O garoto só não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.


Uma lição fundamental em atendimento é: nunca crie premissas sobre um potencial cliente.

Ele está mal vestido? Mas pode ter dinheiro e pode comprar – seja um carro, um apartamento, uma jóia valiosa. Um outro está elegantemente vestido, chega num carro do ano e fala bem, mas são “efeitos especiais”. Ele pode até lhe dar um calote. Você nunca sabe.

Por isso e por muito mais, não faça julgamentos infundados. Dê, sempre, o melhor atendimento a qualquer pessoa que chegar à sua loja, ao escritório ou ao telefone. Evite, principalmente, julgar pelas aparências. A recompensa com que todo vendedor sonha, chega, sempre, como resultado do desempenho da missão maior da venda: fazer o cliente feliz.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473