20 de set. de 2007

UMA TRAGÉDIA CHAMADA "SOCIEDADE"

ABRAHAM SHAPIRO

Antigamente as histórias de terror costumavam começar assim: “Era uma noite escura e tempestuosa”. Não mais. Hoje em dia, elas começam assim: “Eu e um amigo decidimos montar um negócio”.

Por quê sociedade é algo tão difícil de dar certo? São várias as razões.

A primeira e mais importante: as pessoas podem ter a melhor intenção, mas, geralmente, não são tecnicamente preparadas para negócios. Não estudam, não procuram um curso que ofereça esclarecimentos e acham que apenas coragem e trabalho bastam. Não é verdade. Sem conhecimento, capacitação e habilidades ninguém supera obstáculos. Falta visão. O negócio sucumbe.

A segunda razão porque as sociedades não dão certo entra em cena quando os sócios não sabem diferenciar a PESSOA FÍSICA – os seres humanos – da PESSOA JURÍDICA – a entidade empresarial. Sempre que um empresário olha para o caixa da empresa pensando que aquele dinheiro lhe pertence, começou o processo de desgraça de seu negócio. A partir daí a empresa deixa de sê-lo e se transforma no cenário de uma ópera trágica.

A terceira razão são duas grandes conhecidas de todos: a vaidade e o orgulho. Pretender ser o melhor, desejar aparecer ou medir forças mostrando quem manda mais ou aparece mais como "poderoso" aos olhos da sociedade são primitivismos típicos que só destroem qualquer relação entre duas pessoas, principalmente numa empresa.

Por fim, um aviso aos leitores cujas intenções de entrar numa sociedade estejam em vias de se realizar. Acredito ser bom salientar este conselho que, aliás, me deixa em dúvida sobre ser positivo ou negativo, para o contexto de uma empresa. Aqui vai: "fazer sociedade, por tudo o que já vi nessa vida, não é nada diferente de um casamento".
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473