22 de set. de 2007

AUTO-ESTIMA : VEJA COMO ANDA A SUA

ABRAHAM SHAPIRO

Christophe André e François Lelord são dois grandes estudiosos da auto-estima. Em uma de suas obras declararam que foi um adolescente quem lhes deu a mais original síntese que já encontraram sobre auto-estima:
“A auto-estima? Ora, é como a gente se vê, e se a gente gosta ou não do que vê”.

Esse olhar-juízo que lançamos sobre nós mesmos é vital para o nosso equilíbrio psicológico.

Quando positivo, permite-nos agir com eficácia, sentirmo-nos bem dentro da própria pele e enfrentar as dificuldades da existência.

Quando negativo, porém, dá origem a numerosos sofrimentos e dissabores que vêm perturbar nosso cotidiano.

Separar um tempo para analisar melhor sua auto-estima não é, portanto, um exercício inútil. Ao contrário, é um dos mais frutíferos que existem.

Reserve alguns instantes para refletir sobre as três séries de perguntas que se seguem. Suas respostas darão boas indicações sobre sua auto-estima.

Quem sou eu? Quais são minhas qualidades e meus defeitos? Do que sou capaz? Quais são meus êxitos e meus fracassos, minhas competências e meus limites? Qual é o meu valor aos meus olhos, aos olhos de meus familiares, aos olhos das pessoas que me conhecem?

Eu me vejo como uma pessoa que merece a simpatia, a afeição, o amor dos outros ou, ao contrário, duvido frequentemente de minha capacidade para ser amado(a) e apreciado(a)? Estou conduzindo minha vida como gostaria? Meus atos estão de acordo com meus desejos e minhas opiniões ou, ao contrário, estou sofrendo por causa do fosso que existe entre o que eu gostaria de ser e o que sou? Estou em paz comigo mesmo(a) ou, em geral, insatisfeito(a)?

Quando foi a última vez que me senti decepcionado(a) comigo mesmo(a), descontente, triste? Quando me senti orgulhoso(a) de mim, satisfeito(a), feliz?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473