9 de set. de 2007

FALTA DE FOCO NO TRABALHO

ABRAHAM SHAPIRO

Osmar era um funcionário de Recursos Humanos. Ele tinha sido destacado para acompanhar as filiais da empresa no controle de horários de entrada e saída dos colaboradores, horários de almoço, horas-extras e outras importantes rotinas de departamento pessoal.

Certo dia, ele não compareceu a uma das filiais. Questionado pelo gerente, alegou que estava sobrecarregado de atividades e não pôde deixar o escritório da matriz. A falta neste exato dia causava problemas na remuneração dos funcionários. Acontece que naquela data, vários colegas receberam e-mails transmitidos por Osmar. As mensagens continham indicação de sites de música e outros conteúdos que nada se relacionavam com os negócios da empresa. Isso foi mal.

Falta de foco é sintoma de ineficiência. E falando nisso, o acesso indiscriminado à Internet no trabalho é a desgraça de muitas empresas, atualmente.

Um profissional competente precisa ter foco em suas atividades, concentração total naquilo que faz. Dar início, desenvolvimento e final às tarefas é o mínimo que se espera de quem tem responsabilidade.

Por conta disso, muitas empresas estão monitorando os computadores de seus funcionários como medida de desempenho. Parece que estamos esquecendo que seriedade é questão de caráter e não de policiamento.

Não é preciso dizer que o Osmar foi advertido e manchou sua dicha disciplinar.Quase perdeu o emprego.

Se você passa o dia inteiro lendo e mandando e-mails de piada, sugiro que faça algo urgente para reverter este quadro. É a sua carreira que está em jogo. Que tal escrever no alto do monitor uma frase que desperte a sua consciência? Quer uma sugestão? Quem sabe esta: “Amigão... hora de trabalhar... sua batata está assando”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473