26 de set. de 2007

NECESSIDADE OU DESEJO?

ABRAHAM SHAPIRO

As pessoas compram o que desejam ou o que precisam?

Os prudentes dirão que depende muito da classe social. No entanto, as duas últimas décadas demonstraram que a balança do consumo pesou muito mais para o lado do desejo. Refletindo seriamente, isso é assustador.

Pare um instante e olhe as coisas que estão à sua volta. Você tem necessidade de tudo? Claro que não. Mas você comprou tudo isso. Empregou recursos importantes. Empatou em tantas coisas, hoje inúteis, dinheiro conseguido com a sua melhor e mais pura energia, conseguido com dificuldade e muito trabalho.

A propaganda invade as nossas crenças e, em seguida, explora e massifica nossas tendências, o que não é de todo bom. Pense em um anúncio que associe um produto com a aparência externa de sucesso que ele proporcionará ao consumidor. Esta propaganda pode acabar gerando um processo de ansiedade potencialmente capaz de disparar reações inesperadas em pessoas sem recursos suficientes para adquiri-lo. A frustração resultante não estará associada à impossibilidade de posse, mas à ausência do sucesso prometido como resultado da sua posse. Além de alimentar a compulsão pela compra, a propaganda baseada nestes princípios talvez seja uma das raízes do aumento da criminalidade.

É isso que explica a enxurrada de produtos esquisitos crescentemente oferecidos no mercado. E, o mais interessante: gente demais comprando. Vou citar um. Quem podia imaginar o crescimento significativo de venda de toques de chamadas de telefones celulares? Há um número imenso de usuários gastando dinheiro nesse segmento e até assinando uma revista especializada. Chama-se Ringtone Magazine – A Revista dos toques de Chamada.

Creio ser esta uma prova clara e objetiva de que, muito mais do que buscar coisas de que precisam, as pessoas estão comprando e se satisfazendo, mesmo, com ilusões e fantasias que talvez nunca fossem capazes, sequer, de sonhar sozinhas. Coisas de um mundo de comunicação e virtualidade em excesso!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473