17 de set. de 2007

ESTOU DISPOSTO A PAGAR MAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Meu computador pegou vírus. Procurei as principais prestadoras de serviços da cidade. Eles levam de cinco a dez dias para consertar. Socorro!

Noutra ocasião, entrei em um posto de combustíveis. Um carro que chegou bem depois, foi atendido antes de mim. Perguntei ao frentista e ele me declarou: “É que esse senhor já é nosso cliente”. “Ah, ele é cliente? E eu, o que sou?” Dei partida no carro e fui embora para nunca mais voltar.

Estes dois episódios são um autêntico diagnóstico. Baixa qualidade no atendimento é uma epidemia que pode destruir qualquer empresa. E essa doença se espalha com a maior facilidade.

No entanto, se por um lado é um problema, por outro, é uma grande oportunidade para quem tem um mínimo de sensatez.

Pense novamente na empresa de computadores. Imagine quanto valor adicionaria aos serviços se fosse mais ágil e entregasse o computador no dia seguinte, por exemplo. Seria um diferencial dentro de um segmento altamente concorrido e acomodado. Mas o problema é que esse diferencial depende de atitudes que os empresários, em geral, não estão muito preocupados em desempenhar. Estou falando de hospitalidade, atender bem, com carinho, rapidez, estoque variado, eficiência e fazer o cliente sentir-se como um rei. Quem pratica isso, está com a loja cheia ... e com lucro garantido.

Vou pesquisar mais quando precisar de um técnico de computador. Se encontrar alguma empresa capacitada e que se comprometa a entregar em prazo menor que cinco dias, será minha eleita para resolver o problema. E, com muito prazer, posso até pagar mais caro por isso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473