21 de set. de 2007

AVALIANDO SUA LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO

Quer avaliar seu nível de liderança?

Você acha que está fazendo bem o papel de líder? Quer fazer um pequeno e rápido teste?

Muito bem. Adotemos, então, o seguinte critério: Quais as respostas você avalia que os membros de sua equipe dariam às perguntas abaixo? Observe a seqüência da perguntas e também a ênfase que eles dariam a cada resposta.

1. Eu sei o que se espera de mim no trabalho?

2. Eu tenho os materiais e a equipe de que necessito para fazer bem o meu trabalho?

3. Eu tenho a oportunidade de expressar minhas melhores capacidades cada dia em meu trabalho?

4. Eu sou importante, como ser humano, para o meu superior?

5. O meu superior se preocupa com o meu desenvolvimento profissional? E humano?

6. As minhas opiniões são levadas em conta?

7. O meu trabalho é importante como parte da missão e do propósito da empresa?

8. Os meus colegas estão comprometidos com a realização de trabalhos de alta qualidade? Eles cooperam para que o meu trabalho atinja alto nível de realização e qualidade?

9. Eu falei com alguém sobre o meu progresso nos últimos seis meses?

10. Eu tive oportunidades, durante este último ano, de aprender e crescer?

Como você se saiu?

Tenho certeza que você deve ter sido honesto ao máximo. É preciso.

Passemos a uma rápida análise dos resultados.

Se você se sentiu confortável, e nenhuma das perguntas lhe causou qualquer incômodo, felicitações! Você é um líder inspirador e valoriza o seu time.

Se uma ou mais questões lhe deixaram em dúvida sobre a sua liderança e você sabe exatamente como agir para superar qualquer barreira detectada em sua auto-análise, aja o quanto antes. Faça um plano e ponha em prática as atitudes que incrementem a relação com seus subordinados e os reforce, estimule e inspire.

Caso você tenha tido a percepção de que o questionário lhe deixou em situação delicada por não ter dado a atenção aos pontos abordados ou se sua equipe esteja sob crises decorrentes da ausência de uma atuação mais direcionada para o desenvolvimento profissional e humano de cada um, é bem provável que não esteja claro ao seu entendimento o que e como agir para superar os obstáculos que está enfrentando. Há indícios de uma situação de crise em vias de abater o grupo e isso refletir nos resultados. Possivelmente, você terá prejuízos de liderança. Neste caso, uma orientação cabível é a contratação de um coach que lhe auxilie a mitigar as possíveis deficiências. Uma vez que o coaching é uma solução que minimiza as lacunas entre um perfil e uma expectativa em relação a um desempenho específico, este poderá ser um meio poderoso para a superação dos limites atuais constatados.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473