29 de jul. de 2011

O QUE INTERFERE NA REALIZAÇÃO DO POTENCIAL HUMANO

ABRAHAM SHAPIRO

A distância que separa o potencial humano da realização é quase sempre muito grande. Mesmo nas atividades mais comuns, não importa o quão bom alguém seja, ele sempre pode melhorar. Pense, por exemplo, que trazemos em nós o potencial de mudar o mundo. Realizá-lo, no entanto, requer muito mais que apenas vontade.

Vejamos de perto o que existe nesta distância. Talvez assim entendamos como criar uma ponte.

Eu jogo xadrez e dia desses enquanto jogava observei que estava ansios e distraído. Minha voz interior dizia coisas como: “Você não pode deixar este perdedor ganhar. O que seu filho dirá? Olhe para as peças, preste atenção. Você não é capaz de dominar jogadas tão simples? Seu imbecil, o adversário acaba de tomar seu cavalo...” E assim por diante.

Estes pensamentos eram interferências ou impedimentos a que eu me concentrasse no jogo e praticasse minhas estratégias e táticas.

Por que sentimos essas interferências em tudo o que fazemos? Medo? Dúvida? Nada é obstáculo maior ao desempenho que essas duas coisas. Logo, se nos livrarmos das interferências que tentam nos dispersar, nosso potencial terá condições de se realizar e se converter em desempenho.

Então, uma das formas de aumentar o desempenho é diminuir a interferência. Quanto mais a interferência diminui, maior fica o potencial disponível.

A interferência tem várias formas diferentes: medo de perder, medo de ganhar, medo de parecer um tolo, falta de confiança em si, tentar mais, querer ser perfeito, tentar impressionar, raiva e frustração, tédio, mente ocupada, e muito, muito mais.

Ok. Mas, na prática, o que podemos fazer para reduzir as interferências que roubam nosso potencial?

Eu fiz uma pesquisa em várias áreas da Psicologia e da Programação Neurolinguística, e descobri que há um modo muito eficaz para isso. É a concentração. Quando concentramos o foco de nossa atenção sobre o que estamos fazendo, nosso desempenho tende a maximizar, e nosso potencial encontra condições de realização.

Experimente eliminar tudo o que lhe dispersa a atenção. Concentre-se. Você verá que você consegue fazer bem o que se propõe.

Lembre-se disso: foco é o que faz o raio laser ser infinitamente mais poderoso que uma luz comum.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473