18 de jul. de 2011

UM MODO ÚNICO DE ENSINAR

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 18/07/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Al Capone foi um homem que chegou virtualmente a possuir Chicago, nos Estados Unidos. Não como herói, mas como bandido. Inundou a cidade com contrabando, prostituição e assassinatos. Seu advogado tinha o apelido de "Easy Eddie" e era um exímio profissional, especialmente por ter mantido Capone longe da cadeia por muito tempo.

Para mostrar apreço, Capone lhe pagava não só com muito dinheiro, mas com vantagens especiais. Eddie e a família moravam em uma mansão super protegida que ocupava um quarteirão inteiro de Chicago. Vivia a vida das altas rodas sociais sem qualquer preocupação com as atrocidades à sua volta. No entanto, tinha um ponto fraco: o filho a quem amava imensamente. Provia ao jovem o melhor de tudo: roupas, carros e escola. E, apesar do seu envolvimento com o crime, Eddie tentou ensinar ao filho o que era certo e errado, pois desejava que fosse um homem melhor do que ele. Mesmo assim, com tanta riqueza e influência, havia duas coisas que estava impossibilitado de dar: um bom nome e exemplos.

Certo dia, Easy Eddie chegou à mais difícil conclusão de sua vida: corrigir os erros que tinha cometido. Decidiu que iria às autoridades e contaria a verdade sobre Al Capone. Pretendia, deste modo, limpar o seu nome manchado e, assim, oferecer ao filho algo íntegro de que se orgulhar. Ele testemunharia contra a quadrilha de Capone mesmo sabendo do preço que teria de pagar. E foi o que fez.

Poucos meses depois, a vida de Easy Eddie terminou em um tiroteio. A seus olhos, contudo, ele havia dado ao filho o maior presente que podia oferecer: um exemplo. Em seus bolsos a polícia encontrou um crucifixo e um poema recortado de uma revista.

O poema dizia: "A vida é um relógio que recebe corda apenas uma vez. Nenhum homem tem o poder de decidir quando os ponteiros pararão – se mais cedo ou mais tarde. ‘Agora’ é o único tempo que você possui. Viva, ame e trabalhe com vontade. Não ponha esperança alguma no tempo, pois, a qualquer instante, o relógio da vida poderá parar".

Como pai, mãe, líder, gestor de uma empresa ou simples profissional, pense numa frase que poderá mudar o seu jeito de viver: “Eu jamais consegui ensinar as lições que achei importantes a meus filhos, mas eu os vi fazendo tudo o que eles me viram fazer”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473