ABRAHAM SHAPIRO
Você faz idéia de quanto o mundo mudou nos últimos 80 anos? O Marketing é um ótimo indicador.
Antes da Grande Depressão, na década de 30, os empresários diziam: “Faça uma ratoeira melhor e o mundo fará fila à sua porta para comprá-la”. Naquele tempo as empresas só se orientavam pela produção. Era produzir e vender.
O presidente de uma companhia tornou-se célebre quando disse: “Sabemos exatamente o que as pessoas querem: o nosso produto”.
As mercadorias eram vendidas por um preço determinado pela produção e pelo financeiro. Não existia preço de mercado. E sabe o que resultava disso? Eles vendiam tudo.
O automóvel era um produto que todo mundo queria ter um. Era empolgante. Os americanos compravam todas as unidades que a indústria produzia. Henry Ford, o primeiro magnata da indústria automobilística, entrou para a história ao dizer: “Nossos clientes podem ter um automóvel da cor que quiserem, desde que queiram o preto”. Dá para acreditar nisso?
Quando aconteceu a II Guerra Mundial, houve uma imensa escassez de produtos. Após 1946, as pessoas tinham medo enorme de que houvesse novos racionamentos. Elas começaram a comprar mais. Surgiram muitas variedades de produtos e, como resultado, nasceu a concorrência – que é a mãe da propaganda. Isso derrubou a arrogância das indústrias.
Hoje, a estratégia de qualquer empresa se orienta pelo mercado. Para sua informação, mercado é o resultado da oferta e procura de bens. Quando um produto possui oferta e procura, consideramos que existe mercado para este produto. Assim, merqueteiros, administradores, engenheiros, vendedores e toda sorte de profissionais se curvam hoje frente a este novo e poderoso dominador.
O nome da majestade? Cliente. É ele quem tem todo o poder. É ele quem, de fato, manda.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Você faz idéia de quanto o mundo mudou nos últimos 80 anos? O Marketing é um ótimo indicador.
Antes da Grande Depressão, na década de 30, os empresários diziam: “Faça uma ratoeira melhor e o mundo fará fila à sua porta para comprá-la”. Naquele tempo as empresas só se orientavam pela produção. Era produzir e vender.
O presidente de uma companhia tornou-se célebre quando disse: “Sabemos exatamente o que as pessoas querem: o nosso produto”.
As mercadorias eram vendidas por um preço determinado pela produção e pelo financeiro. Não existia preço de mercado. E sabe o que resultava disso? Eles vendiam tudo.
O automóvel era um produto que todo mundo queria ter um. Era empolgante. Os americanos compravam todas as unidades que a indústria produzia. Henry Ford, o primeiro magnata da indústria automobilística, entrou para a história ao dizer: “Nossos clientes podem ter um automóvel da cor que quiserem, desde que queiram o preto”. Dá para acreditar nisso?
Quando aconteceu a II Guerra Mundial, houve uma imensa escassez de produtos. Após 1946, as pessoas tinham medo enorme de que houvesse novos racionamentos. Elas começaram a comprar mais. Surgiram muitas variedades de produtos e, como resultado, nasceu a concorrência – que é a mãe da propaganda. Isso derrubou a arrogância das indústrias.
Hoje, a estratégia de qualquer empresa se orienta pelo mercado. Para sua informação, mercado é o resultado da oferta e procura de bens. Quando um produto possui oferta e procura, consideramos que existe mercado para este produto. Assim, merqueteiros, administradores, engenheiros, vendedores e toda sorte de profissionais se curvam hoje frente a este novo e poderoso dominador.
O nome da majestade? Cliente. É ele quem tem todo o poder. É ele quem, de fato, manda.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473