1 de ago. de 2011

PELO FIM DA SUSTENTABILIDADE COMO MODA

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 01/08/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Nas primeiras tentativas de vôo do homem, inventores saltavam de penhascos com suas engenhocas, batendo asas ou pedalando hélices. Acreditavam estar voando. Na realidade caíam. Sem saberem que sua geringonça ia espatifar logo mais, eles se iludiam com o sucesso enquanto o solo ainda estava longe.

Esta é uma metáfora da nossa civilização. O penhasco são os recursos naturais aparentemente ilimitados no início da primeira Revolução Industrial. Nosso avião – a civilização – não voa pelos mesmos motivos porque os primeiros não voavam: a gravidade o faz cair, e não foi construído seguindo leis de aerodinâmica - traduzindo: o uso irracional não se mantém. Mas enquanto o solo ainda está longe, pensamos estar voando – olhamos para o futuro como que garantido, mesmo enquanto alguns homens e mulheres que já viram o chão se aproximar nos alertem de que o fim não será feliz.

Não existe um único documento científico escrito nos últimos trinta anos que contradiga esta realidade. Todos os sistemas de vida da Terra estão em declínio total. Eles formam a biosfera que nutre não só a nossa vida, mas a de trinta milhões de outras espécies deste planeta.

A maior parte das empresas dos últimos dois séculos é extrativa. Tiram da terra a matéria prima com que fabricam produtos. São abusivas, lineares em seus processos, destrutivas, e devolvem resíduos gasosos, líquidos e sólidos ao ambiente. É assombroso o quanto a terra precisa produzir para uma indústria conseguir R$ 1,00 de lucro através da extração.

Ainda deixamos um terrível legado de veneno e ruína ambiental às próximas gerações.

Se você é empresário, o que a sua empresa faz de efetivo pelo ambiente?

Se você é apenas aquela bondosa dona de casa que todos os dias pacientemente “varre” a calçada com o jato de água de uma mangueira, aqui vai um aviso: no andar da carruagem, muito em breve a senhora acabará condenada a uma injeção letal por esta rotina perniciosa e maléfica às reservas aquíferas do planeta.

Chegou a hora de construir um mundo sustentável – sob todas as óticas possíveis.

Sustentabilidade não é só uma palavra da moda com que as empresas ganham mais dinheiro com propagandas. É o conceito através do qual chegaremos ao dia em que um produto não fabricado deste modo não será consumido de modo algum. Este dia está chegando! Deus ajude que não seja tarde demais.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473