25 de jul. de 2011

VENÇA A BARREIRA DA INTOLERÂNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

O garoto apanhou de uma vizinha. A mãe, furiosa, foi tirar satisfação:
- Por que a senhora bateu no meu filho?
A vizinha nervosa respondeu: 
- O que você queria? Ele me chamou de gorda!
E a mãe retrucou: 
- E a senhora se acha mais magra agora que bateu nele?

Intolerância é o comportamento de quem reprime o outro através da força só por ele discordar de sua atitude ou convicção.

Pense comigo: adianta alguma coisa ser intolerante? O que se ganha com a inflexibilidade? Todos nós acabamos descobrindo que a força é o meio menos viável para alcançar objetivos.

Um gestor que preste terá a capacidade de conduzir as opiniões divergentes até um denominador comum. Ele sabe como as pessoas à sua volta funcionam e, por isso, negocia para convergir.

Se for um líder, ele não violenta ninguém. Aliás, faz tudo para convencer sem usar energia física ou pressão moral. Ele sabe vender ideias. Sabe persuadir – convencer com suavidade.

Você é intolerante? Invista todos os seus recursos pessoais para converter esta fraqueza em maior flexibilidade através de compreensão.

A intolerância já produziu marcas tristes e profundas na humanidade, como preconceito, perseguição, disputa e destruições. O pior exemplo de intolerância foi o nazismo – uma terrível página da história.

Vai aqui a minha dica prática. Comece pensando que o maior beneficiado em ser tolerante é você mesmo. Se alguém pensa ou age diferente de você, e o seu sentimento desperta o ímpeto de usar força para convencê-lo, troque este impulso bruto por palavras brandas, porém inteligentes. Conseguindo isto ao menos uma vez, você verá que ganhou muito. E com um detalhe: inteligência também é uma modalidade de força – mas é força da sabedoria, força da alma. Muito em breve, você terá preferência por esta opção em tudo o que fizer.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473