25 de jul. de 2011

O FRUTO DE UM VERDADEIRO EXEMPLO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 25/07/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

A 2ª. Guerra Mundial produziu muitos heróis. Um deles foi o Comandante Butch O'Hare, piloto de caça, operando no porta-aviões norteamericano Lexington, no Pacífico Sul.

Certo dia, o seu esquadrão foi enviado a uma missão. Quando já voavam, ele notou pelo medidor de combustível que alguém havia esquecido de encher seu tanque. Não teria combustível suficiente para completar a missão.

O líder da equipe o instruiu a voltar ao porta-aviões. Relutante, ele saiu da formação e iniciou a volta. No trajeto viu algo que fez seu sangue gelar: um esquadrão de aviões japoneses voando na direção da frota americana.

Com os caças afastados da frota de navios, ela ficaria indefesa. Butch já não podia alcançar seu esquadrão e nem comunicar a frota sobre a aproximação do perigo. Só havia uma coisa a fazer – desviar os japoneneses de alguma maneira.

Esquecendo-se de sua segurança pessoal, ele mergulhou sobre os aviões. Seus canhões montados nas asas disparavam enquanto atacava um surpreso avião inimigo, e em seguida outro. Butch costurou dentro e fora da formação, agora rompida, e incendiou tantos aviões quanto possível, até que sua munição finalmente acabou. Ainda assim, ele continuou o ataque mergulhando na direção dos aviões, tentando destruir e danificá-los, tornando-os impróprios para voar.

Finalmente, o exasperado esquadrão japonês partiu em outra direção. Aliviado, Butch O'Hare e seu avião danificado se dirigiram ao porta-aviões. Chegando lá, informou seus superiores sobre o acontecido. O filme da máquina fotográfica montada no avião comprovou os detalhes da história, mostrando a extensão da ousadia de Butch. Na realidade, ele tinha destruído cinco aeronaves inimigas.

Isto ocorreu em 20 de fevereiro de 1942. Por aquela ação Butch se tornou o primeiro Ás da Marinha Americana na 2ª Guerra e o primeiro Aviador Naval a receber a Medalha Congressional de Honra.

No ano seguinte, Butch morreu em combate aéreo com 29 anos de idade. Sua cidade natal não permitiria que sua memória desaparecesse. E hoje, o Aeroporto O'Hare, o principal de Chicago, tem esse nome em tributo à coragem deste grande homem. Se porventura você passar no O'Hare International, vá ao Museu comemorativo e visite sua estátua e Medalha de Honra. Fica entre os Terminais 1 e 2.

Mas sabe quem realmente era Butch O'Hare? Era o filho de “Easy Eddie” – o advogado de Al Capone, cuja história contamos nesta coluna na semana passada (leia clicando aqui).

A lição? Somos um espelho para nossos filhos – o exemplo para todos os que lideramos e influenciamos.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473