ABRAHAM SHAPIRO
Ele é gerente de RH de uma grande indústria. Trabalha numa sala da matriz, e seu currículo é supimpa. Tem auxiliares e ajudantes.
Uma das filiais precisou de urgente aumento do quadro de funcionários. O tempo já estava longo demais sem uma solução ao problema. Questionado, nosso gerente explicou que havia destacado seu melhor assistente a ir até a filial, e que este havia constatado estar tudo bem no processo de atração de candidatos.
A seu ver, o problema era, mesmo, em razão do apagão da mão-de-obra local. Foi quando o diretor questionou: “E você esteve lá para averiguar?” A resposta foi: “blá blá, blé blé, bli bli”. Nada com nada.
Por que as pessoas acham mais bonito construírem uma "desculpa" em vez de ir direto ao ponto com um sim ou não?
Os livros propõem que o RH vivencie o negócio da empresa. É obrigatório que pelo menos o gerente experimente as situações próprias do segmento em que a empresa atua, pois, na condição de gestor, as decisões que envolvem "gente" são de sua responsabilidade. Ele cuida das pessoas assim como o gerente de fábrica cuida da produção. Ele está aí para descobrir de que modo as pessoas darão de si na medida requerida pela empresa.
Como o RH terá visão clara dos funcionários que ele administra? Não será sentado numa sala, cercado de auxiliares.
Desgraçadamente, porém, é isso o que ocorre em muitas empresas. O gestor deduz saber coisas que deviam ser averiguadas e vividas em campo, sentado no ar condicionado.
Quando nosso gerente deslocou-se até a filial descobriu que uma grande construtora remunerava novos contratados com um piso salarial superior ao oferecido por sua empresa. Retornou à matriz, expôs o problema ao diretor e ambos decidiram melhorar as condições. O problema foi resolvido.
Competência é função da atitude. Competência depende de tirar o traseiro da cadeira e suar. Intuição, informe telefônico, experiências de currículo e envio de assistentes é tão bom quanto chá de camomila para curar tumor no estômago.
O negócio é ir a campo, e parar de intuir!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Ele é gerente de RH de uma grande indústria. Trabalha numa sala da matriz, e seu currículo é supimpa. Tem auxiliares e ajudantes.
Uma das filiais precisou de urgente aumento do quadro de funcionários. O tempo já estava longo demais sem uma solução ao problema. Questionado, nosso gerente explicou que havia destacado seu melhor assistente a ir até a filial, e que este havia constatado estar tudo bem no processo de atração de candidatos.
A seu ver, o problema era, mesmo, em razão do apagão da mão-de-obra local. Foi quando o diretor questionou: “E você esteve lá para averiguar?” A resposta foi: “blá blá, blé blé, bli bli”. Nada com nada.
Por que as pessoas acham mais bonito construírem uma "desculpa" em vez de ir direto ao ponto com um sim ou não?
Os livros propõem que o RH vivencie o negócio da empresa. É obrigatório que pelo menos o gerente experimente as situações próprias do segmento em que a empresa atua, pois, na condição de gestor, as decisões que envolvem "gente" são de sua responsabilidade. Ele cuida das pessoas assim como o gerente de fábrica cuida da produção. Ele está aí para descobrir de que modo as pessoas darão de si na medida requerida pela empresa.
Como o RH terá visão clara dos funcionários que ele administra? Não será sentado numa sala, cercado de auxiliares.
Desgraçadamente, porém, é isso o que ocorre em muitas empresas. O gestor deduz saber coisas que deviam ser averiguadas e vividas em campo, sentado no ar condicionado.
Quando nosso gerente deslocou-se até a filial descobriu que uma grande construtora remunerava novos contratados com um piso salarial superior ao oferecido por sua empresa. Retornou à matriz, expôs o problema ao diretor e ambos decidiram melhorar as condições. O problema foi resolvido.
Competência é função da atitude. Competência depende de tirar o traseiro da cadeira e suar. Intuição, informe telefônico, experiências de currículo e envio de assistentes é tão bom quanto chá de camomila para curar tumor no estômago.
O negócio é ir a campo, e parar de intuir!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473