10 de jul. de 2011

COMO ATINGIR SUCESSO EM CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

Base de Contatos, Layout, Texto de Vendas, Newsletter para construir um relacionamento comercial com o potencial cliente, periodicidade de disparos, servidor SMTP escolhido, preparação da equipe para atender a nova demanda. 7 Preciosos Passos para obter sucesso em Campanhas de E-mail Marketing.

Mara Marinho

Ao planejarmos uma campanha de e-mail marketing, em geral o foco inicial concentra-se na quantidade de destinatários, afinal, o principal objetivo de qualquer ação de marketing é: Audiência e Conversão em Vendas. É grande também a atenção dada à mensagem a ser enviada. Mas muitas vezes, esquecemos que o e-mail marketing deve ultrapassar a redação e a criação de um layout. Há uma série de aspectos a serem observados para que nosso objetivo maior seja atingido: Alcançar nosso público alvo, oferecendo-o algo de valor, consequentemente, converter a mensagem em venda.

Para criarmos uma campanha digital verdadeiramente eficaz, precisamos nos atentar a todo um processo de trabalho que vai além dos itens citados acima. Somente assim, tornaremos nossos esforços bem sucedidos. E a 1º questão que se deve ser observada é: O material será efetivamente visualizado pelo destinatário? Essa resposta depende de algumas variáveis e são essas variáveis que trataremos a seguir.

É decepcionante criar um belo layout, passar dias na elaboração da redação da mensagem, elaborar promoções para atrair mais possíveis clientes, se preparar para atender a nova demanda que será criada em razão da ação de marketing, e como resultado de tudo isso: Não aparece demanda alguma. O que aconteceu? Em geral o responsável pelo insucesso numa campanha de e-mail marketing quase sempre é apenas um: Base de Contatos. Sim, todos nós conhecemos o ditado popular "Nunca diga nunca", mas se tratando de e-mail marketing a premissa é simples: Nunca compre listas de e-mails para enviar suas campanhas. Essas listas servem apenas para descobrirmos o quão e-mails inválidos existem no mundo e ainda nos decepcionarmos com o ínfimo, quando não nulo resultado gerado. Ok, já conhecemos o vilão então que é o mocinho? Base de Contatos Própria e Segmentada. Esse é o caminho para o 1º passo em direção ao Sucesso em sua(s) campanha(s) de e-mail marketing. E falando em 'passo' Vamos a eles, aos 7 passos:

01) CRIE VOCÊ MESMO SUA BASE SEGMENTADA DE CONTATOS.

POR QUE? Os contatos existentes nesta base sim, serão seus contatos com grandes chances de se tornarem clientes, ou quando já são, fidelizá-los. Podem não ser muitos, mas são de Real Qualidade e você irá se surpreender com a taxa de retorno desse grupo de contatos.

COMO? Ofereça gratuitamente algo que tenha relevância aos interesses dos visitantes do seu site. Ex: Tem um site de maquiagem: Ofereça tutoriais de Dicas e Truques de Make-up ou Looks para diferentes ocasiões. Tem um site de Móveis e Decorações: Ofereça tutoriais de Dicas de Decoração ou Decisões inteligentes de decoração para cada tipo de ambiente, enfim... São infinitas as formas de você oferecer algo relevante e de valor agregado aos seus visitantes, estreitando assim a relação entre sua empresa e ele. Pois Lembre-se: A mesma pessoa que visitou seu site, já visitou ou irá visitar vários outros. Ele ainda irá se decidir entre você e seus concorrentes, Faça a Diferença!

02) TRABALHE SUA BASE DE CONTATOS.

POR QUE? Até mesmo na internet que tudo funciona de forma extremamente dinâmica e rápida, os padrões de consumo permanecem os mesmos e um deles é que o potencial cliente quer atenção, segurança, qualidade, atendimento especializado e gentil. Obviamente para oferecer os brindes acima, você deverá ter uma página em seu site que solicita o nome e e-mail do seu visitante, arquive-o em uma base de dados para que a partir daí você possa dar início ao relacionamento comercial de vocês.

COMO? Envie Newsletters de Relacionamento a essa base de dados. Pergunte ao seu visitante se gostou do brinde, o que achou, pois a opinião dele é muito importante para sua empresa, pois será usada para melhorar cada vez mais seus produtos/serviços, etc. Com isso você criou um relacionamento estreito entre sua empresa e o potencial cliente. Ao se decidir pela compra, se ele gostou do seu produto/serviço, preço e atendimento, por mais que tenha visitado vários outros sites, é do seu que ele lembrará. Assim como quando você decidir enviar sua campanha de e-mail marketing, essa base de dados que já possui um relacionamento com sua empresa, estará totalmente receptivo às suas promoções, informativos e ofertas.

03) MARQUE PRESENÇA, MAS NÃO EXAGERE.

POR QUE? Ninguém gosta de ser abordado com freqüência. Newsletter na medida certa é uma arma poderosíssima de fidelização de cliente, tal como conquista de potenciais clientes. Mas na medida errada, o resultado é inverso.

COMO? Além de sua(s) campanha(s) de e-mail marketing, crie e deixe guardado redações de relacionamento comercial para usar com sua base de dados. Mas atenção: Envie no máximo 2 mensagens por mês para seus contatos. Essa quantidade é mais do que suficiente para sua empresa ser lembrada como uma empresa séria e atenciosa. Ser tachado de chato e inconveniente não é bom para ninguém ou empresa alguma.

04) CRIE UMA CAMPANHA DE LAYOUT LIMPO, FUNCIONAL E REDAÇÃO OBJETIVA

POR QUE? Gastar tempo elaborando o layout e redação é de extrema importância para o sucesso de sua campanha. Utilize layots sóbrios e bonitos. Muitos sistemas de envio de e-mail marketing já oferecem o serviço de layouts pré-prontos o que pode facilitar seu trabalho. Sempre que possível evite imagens, elas deixam seu e-mail pesado e pior que isso: Em tempos de vírus e tantas mensagens maliciosas, o destinatário poderá terá medo de visualizá-la. Quando não puder evitar, hospede sua imagem num servidor externo e apenas faça referência à ela no código HTML de sua campanha. Em sua redação de vendas, seja claro e objetivo. Dificilmente o destinatário tem paciência de ler longos textos e de difícil compreensão. É importante ressaltar também que provedor não vê layout, mas sim códigos HTML. Se isso não for bem trabalhado, a entrega pode ser comprometida por conta da dificuldade na visualização da mensagem. Portanto, nessa etapa, é fundamental dar especial atenção ao desenvolvimento tecnológico.

COMO? Se sua empresa não possui um designer/editor que possa criar um layout exclusivo, Use e abuse dos modelos pré-prontos dos sistemas de envio de e-mail marketing. Hospede as imagens em seu próprio site, se não souber, pergunte à empresa responsável por seu servidor SMTP se oferece esse serviço. E atente às primeiras linhas de seu texto de vendas, elas são determinantes para o destinatário decidir se continuará lendo ou não sua mensagem.

05) ENVIE SUA(S) CAMPANHA(S) DE MANEIRA PROFISSIONAL

POR QUE? Desprender tempo e dedicação num projeto de campanha de e-mail marketing e no final ter um resultado fraco ou nulo é como morrer na praia. Softwares que prometem envio de milhares de e-mails sem estarem interligados a um Servidor SMTP não funcionam. Esses softwares Auto-SMTP não são capazes de oferecer as autenticações que os provedores destinatários exigem para o recebimento da mensagem e o que ocorre é: O retorno de um grande percentual de sua lista mesmo ela sendo válida, o que certamente prejudicará a eficácia de sua campanha.

COMO? Contrate empresas sérias de servidores SMTP, seja dedicado ou semi-dedicado (depende do porte de sua base de dados e quantidade de disparos). Servidores SMTP que utilizam todas as autenticações necessárias à efetiva entrega da mensagem ao destinatário, aliados à tecnologia de IP's roteáveis e que garantem que seus IP's fiquem fora que blacklists são os ideais para enviar suas campanhas com seriedade, eficiência e profissionalismo. Ad8SYS oferece o serviço de servidor SMTP com as funcionalidades descritas. E lembrar sempre do quão necessário é integrar as boas práticas de e-mail marketing e usabilidade a esse processo. Otimizar imagens, criar textos atrativos, verificar a diagramação e encontrar o equilíbrio ideal entre texto, imagem, valor agregado da redação de venda em relação à lista de contatos.

06) MANTENHA UMA PERIDIOCIDADE EM SUA(S) CAMPANHA(S)

POR QUE? É comprovado que o visitante/internauta se decide pela compra após o 5º, 6º ou 7º contato com a empresa e seu produto/serviço. Lembre-se: É um visitante do seu site, que pode continuar sua pesquisa na net e se decidir pela concorrência. Se você seguiu os passos acima e criou um relacionamento com esse visitante, as chances são grandes dele se decidir por sua empresa. Mas não adianta apenas 1 (UM) contato. Assim como o internauta se sente seguro para decidir pela compra somente após diversas pesquisas na internet, em relação ao e-mail marketing o processo é parecido. O seu potencial cliente precisa sentir a presença de sua empresa, precisa saber que há disponível o produto/serviço tal como atendentes especializados, atenciosos e gentis para recebê-lo.

COMO? Envie mensagens de relacionamento ou sua campanha de venda de 1 a (no máximo) 2 vezes ao mês durante cinco meses consecutivos. Assim sua marca/produto/serviço é fixado na memória do potencial cliente, aumentando e muito as chances de conversão em vendas e até mesmo indicações. Lembre-se: Pessoas bem atendidas recomendam seu produto/serviço a diversos conhecidos e familiares.

07) ESTEJA BEM PREPARADO PARA DAR O RETORNO E ATENDER A NOVA DEMANDA

POR QUE? De nada adianta todo o trabalho acima se o potencial cliente se decidir pela compra em sua empresa e a mesma não se encontra com uma equipe bem preparada ou estoque abastecido para atender a esses novos clientes que DEVEM ficar satisfeitos para que voltem e indiquem.

COMO? Claro que seria leviano realizar provisões extremamente otimistas e se preparar (financeiramente falando ou seja, estoque) de acordo com essas provisões. Mas ter uma equipe bem preparada e bem informada do texto de vendas para melhor atender o potencial cliente, assim como a empresa estar preparada e possuir poder de compra rápido para ser capaz de cumprir prazos de entrega é o sétimo e ultimo passo, porém não menos importante. Pois se nesse momento o cliente não se sentir satisfeito, todos os seus esforços terão sido em vão. Já que conquistar novos clientes, muitas empresas conquistam. Manter seus clientes satisfeitos e ainda ganhar indicações é o diferencial de empresas realmente eficazes e certamente o objetivo (a alcançar ou a manter) de toda empresa séria e que visa o sucesso a médio e longo prazo.