22 de jul. de 2011

SEGUNDA E TERCEIRA OPINIÕES

ABRAHAM SHAPIRO

O eletricista de manutenção do hospital chega à UTI, olha para os pacientes ligados a diversos aparelhos e diz em voz alta: “Atenção, pessoal. Estou aqui para trocar um fusível do painel elétrico. Encham o pulmão de oxigênio e prendam a respiração. Prometo não levar mais de um minuto para religar a energia”.

Se isso acontecesse, o tal eletricista com certeza acabaria preso. Mas há uma lição importante por trás dessa simples anedota. Nem sempre é possível usar a mesma solução para diferentes problemas.

Todos nós temos a tendência de pensar que o que é bom para isso, também o será para aquilo. Se aqui funciona, lá também deverá funcionar. Talvez daí venha o péssimo hábito da automedicação ou de receitar um remedinho para alguém que descreva sentir a mesma dor que um dia sentimos.

Em negócios, ter consciência de espaço e tempo é imprescindível. Nenhum problema pode ser resolvido sem que a toda a estrutura da empresa seja levada em consideração. E não é por ter funcionado na empresa A que um determinado modelo será bom para a empresa B. Cada caso é um caso. Sempre.

Nos negócios e na vida comprar-se aos outros pode ser um erro incorrigível. O correto é entender como é o seu próprio negócio e suas potencialidades – refiro-me a quando crescer, como abordar melhor o mercado, como fidelizar ou resgatar clientes etc.

Se você se julga limitado para chegar a estas análises, contrate profissionais que o ajudem – uma consultoria, por exemplo.

Pense e responda: se um médico lhe dissesse que você sofre de um mal incurável, o que faria? Tenho certeza que buscaria uma segunda opinião, não? Ora, se é assim com coisas ruins – como uma grave doença, D-us nos livre – mais ainda devemos buscar segundas e terceiras opiniões para coisas boas – como os assuntos da empresa.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473