1 de jul. de 2011

ESFORÇO E MÉRITO

ABRAHAM SHAPIRO

Quem, obcecado, corre atrás de algo que deseja, acabará vendo-o fugir de si mais veloz do que o persegue. Dificilmente o alcançará. É como o dito popular: “Quanto mais eu corro atrás da fortuna, mais ela foge de mim”.

Qual postura adotar ante  nossos desejos e buscas?

O primeiro passo correto é adequar-se às exigências mínimas. Isto nos dignifica. Como? Buscando a máxima qualificação possível. Você quer ser gerente? Estude, aprenda, treine, lance-se, faça acontecer. Você nunca será amanhã o que não estiver se esforçando para ser hoje. Quanto mais esforço investir em alcançar este mérito, mais autoconfiança terá e mais força para lutar.

Segundo passo: ao mesmo tempo em que lutar com suas próprias forças para fazer crescer a autoconfiança e o autorespeito, é preciso confiar na Providência Divina. Ela opera em nosso favor. Disse um sábio: “A quem deseja elevar-se, as portas se abrirão. A quem rebaixar-se, ser-lhe-á facilitado”. Traduzindo: os Céus nos ajudam permitindo o que lutamos para conseguir – seja a elevação, seja a baixeza.

Terceito ponto: não fique olhando para as suas falhas ou defeitos. Não pense em suas limitações quando busca uma meta. Todos erramos. Alvos não atingidos estão na vida de todos os humanos. Identificá-los e superá-los é tarefa a ser desempenhada sempre ao final dos ciclos, quando paramos para o balanço dos sucessos e fracassos daquela jornada. Isto é saudável pois coloca-nos na correta perspectiva de quem somos e de nosso papel na retificação do mundo. Já, deixar nossos erros à vista o tempo todo é nocivo. Eles se transformam em gigantes intransponíveis, e nos impedem de ir adiante, dissipando energia útil.

Cem por cento merecedores jamais seremos. O esforço apenas nos põe em um patamar bem superior ao simples e tosco status de “esperar cair do céu”.

Conheci alguém que frente a qualquer avaliação dizia: “Sou falho. Falta muito para eu fazê-lo bem!”. E minha resposta: “Lá vem você com história de falhas. Nunca seremos perfeitos nesta vida, mas caminhamos na direção o tempo todo. O que lhe falta é qualificação adequada. Você consegue isto com treinamento e dedicação”. Em uma só palavra: esforço!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473