11 de jul. de 2011

OPORTUNIDADES

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 11/07/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Nem sempre elas advêm da sorte. Nem sempre são um milagre, herança ou privilégio especial. Faz sentido desejar encontrá-las e até contar com a fé para isso. Mas quem tem olhos para ver, sabe que oportunidades estão disponíveis para muitos – senão para todos – em todo tempo e lugar.

Há quem as trate como sementes. Plantam-nas e se esforçam a cultivá-las até que produzam frutos. Então colhem, e saboreiam o resultado de seu trabalho.

Há quem as despreze. Talvez por ser trabalhoso cuidá-las. Talvez por acharem que lucro que é lucro tem que ser imediato.

Alguns tomam as oportunidades para si, tiram o melhor proveito, e prosperam.

Outros as menosprezam, e prosseguem pela vida reclamando de que foram injustiçados.

Quem jamais teve um colega de escola que vivia “duro”, e hoje está bem de vida? O que explica isso? Oportunidades que você não teve, e ele sim? Conseguir enxergar as oportunidades é a diferença entre o sucesso e o fracasso.

- “Como pode ser?” – diz o investidor revoltado. “Eu passava por aquele terreno há tanto tempo e nunca observei que a região seria de imensa valorização!”

- “Por que não esperei dois anos mais para vender o sítio?” – diz o herdeiro. “Hoje vale cinco vezes mais!”

Se você procurar, encontrará algo em casa que use velcro. Esta é uma invenção sensacional, de 1941, criada por um curioso engenheiro suiço. Observando carrapixos que grudavam na sua roupa e no pêlo de seu cão nas caminhadas pelo campo, ele entendeu a potente aderência que o vegetal tinha nos tecidos. Desenvolveu um produto para unir materiais de forma reversível, e daí nasceu a Velcro S.A, uma empresa que fez dele um verdadeiro milionário. Para muitos o carrapixo é só um incômodo. Não para aquele engenheiro. Ele pensou de modo útil sobre algo que esteve lá para todos, igualmente. Sorte? Não. Visão!

Em inglês há um interessante jogo de palavras: OPPORTUNITYISNOWHERE. É possível extrair duas frases dessa sopa de letras. Uma é: OPPORTUNITY IS NOWHERE – Oportunidade está longe. E a outra: OPPORTUNITY IS NOW HERE – Oportunidade está aqui agora. São as mesmas letras, mas com sentidos opostos. Depende de como se lê.

É assim com qualquer oportunidade. Depende de ver, depende de enxergar, e depois, da atitude em relação a ela!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473