28 de jul. de 2011

MEDO E LIDERANÇA COMBINAM?

ABRAHAM SHAPIRO

Um dos princípios do processo decisório é: “Na hora da decisão, ter medo equivale a falhar”. Se um líder toma “n” decisões por hora, medo e liderança não combinam.

Falemos de promoções de pessoas nas organizações. O medo impede o avanço de muitos colaboradores competentes quando convidados a cargos de liderança. Razões possíveis:

• Não se achar habilitado.

• Receio da exposição frente a colegas prolixos, de personalidade negativa, do tipo que nada fazem de bom e atuam na limitação dos que desejam fazer bem.

• Exemplos desastrosos de promoções anteriores malsucedidas de gente incompetente e mal avaliada.

Não há dúvida de que o medo é o “ator principal” no palco das incertezas deste potencial candidato.

Toda promoção requer um ótimo levantamento do perfil pessoal e das principais competências gerenciais dos candidatos envolvidos. Saber separar o mero temor da inépcia do candidato. E às vezes isso não basta. Muitos são os casos que requerem o envolvimento de uma consultoria competente.

Nesta hora, o líder maior – um diretor, por exemplo – deve entrar em ação e solicitar ao colaborador que não tema, mas tenha confiança. Conhecer o bom desempenho do candidato e seu perfil são ferramentas que comunicam segurança. Isto aumenta a capacidade de engajamento no plano, porém, não dispensa este líder da obrigação de fornecer apoio real e dar ao candidato o devido suporte para fazê-lo sentir-se bem ao assumir suas novas tarefas.

Ter medo é humano. Mesmo quando as intenções são boas, o temor parece vir anexo. Mas medo sem motivo ou desnecessário gera situações mentais que o justificam. É como se os impedimentos imaginários encontrasse no medo o duto propício para se concretizarem.

Não há dúvida da existência de um nível de medo ligado à sobrevivência do homem, especialmente quando as tarefas que executa envolvem perigo. Mas nas decisões de caráter analítico, medo atrapalha e limita a realização do potencial humano. Medo e liderança não combinam, por uma simples razão: qualquer líder não pode ficar paralisado. O medo paralisa. O medo é impotência. Um líder medroso é uma falsidade insustentável.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473