6 de mai. de 2011

UM EXEMPLO DE ESFORÇO E RESULTADO

ABRAHAM SHAPIRO

Um jovem, com apenas o ensino fundamental, começa a trabalhar em serviços gerais numa empresa. Fica trabalhando ali por mais de 40 anos  e chega ao cargo de diretor-presidente.

Esta não é uma história comum. Mas posso garantir que é verdadeira. E fala, em especial, do Sr Ivo Frederico Reich e de sua trajetória de sucesso na Sadia, em Concórdia, Santa Catarina.

Falecido há poucos dias, aos 78 anos, deixa ele uma herança de valores e lutas infinitamente maior do que bens e fortuna aos descendentes e à sociedade brasileira. Filho de um imigrante alemão que atuava como sapateiro, Ivo nasceu em Piratuba, cidade catarinense de apenas 4.800 habitantes.

Nos anos 50, mudou-se para o município de Concórdia para trabalhar justamente na Sadia. Foi seu primeiro emprego. Seu crescimento dentro do trabalho começou quando teve a oportunidade de fazer um curso de suinocultura no Rio Grande do Sul. No fim da mesma década, sem falar inglês, topou passar alguns meses nos EUA, participando de um curso de avicultura. Na volta, dirigiu a implantação de um novo sistema de produção de aves que o consagrou.

Segundo seu filho, Ivo Reich só teve a oportunidade de crescer porque os donos da Sadia, empresa que existe desde 1944, sempre acreditaram nele.

Seu Ivo também ajudou a fundar a Cooperativa de Produção e Consumo de Concórdia, que presidiu, aventurou-se ainda na política como prefeito de Concórdia, e antes disso, foi vereador e vice-prefeito.

Morando em São Paulo desde 1988, aposentou-se em 1997. Ficou na capital paulista até 2004, quando se mudou para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde teve fazendas e criou gado.

Num mundo onde tantos desejam o sucesso gratuito através de um prêmio na loteria, exemplos reais de empreendedorismo e bravura como os deste homem, mostram que aquela antiga sabedoria é uma verdade real e incontestável: “De acordo com o esforço é a recompensa”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473