27 de mai. de 2011

DEVO DIZER A MEU CHEFE QUE ESTOU SOBRECARREGADO?

ABRAHAM SHAPIRO

A Julia Minsky mandou-me uma pergunta por e-mail: “Tenho vontade de explicar a meu chefe que estou sobrecarregada por ele ter substituído um colega de nível sênior por dois jovens de nível júnior. Devo fazer isto, ou simplesmente aceitar suas decisões sem qualquer diálogo?”

Prezada Julia. Você pode e deve procurar seu chefe. É interessante trocar ideias com ele a respeito de suas tarefas e ações. Um grupo de trabalho só é promovido ao nível de "equipe " quando os objetivos e intenções de cada um dos que o compõem são compartilhados.

Mas prepare-se para este momento. A coisa certa a fazer é definir bem os seus objetivos e intenções antes da conversa. As perguntas a serem feitas para si mesma são: “O que eu espero que aconteça?”; “Qual a minha expectativa?”

Chegando a hora, ouça o que ele tem a dizer, primeiro.

Por enquanto, é bom que você saiba que as empresas em geral estão contratando funcionários júnior em alguns setores como: vendas, atendimento e informática, entre outros, o que causa sobrecarga aos funcionários mais antigos e melhor qualificados.

Isto muitas vezes se dá por motivo de simples redução de custo. Preferem concentrar o foco sobre as atividades mais lucrativas e automatizar os processos. Por isso, as empresas demitem funcionários com remuneração elevada, mais velhos e menos adaptados aos processos modernos. Jovens profissionais custam menos. Mas também há situações em que isso é feito para promover mais motivação.

Agora preste atenção a um fato muito importante a que você talvez ainda não atentou: Você permaneceu. Não foi demitida. E isto é sinal de que está diante de uma oportunidade de liderança.

Acha ruim? Se não, em vez de questionar  seu chefe, aproveite a chance para descobrir o que ele espera de você, e coloque-se à disposição para apoiá-lo nesta hora de mudanças. Mostre que você está preparada para ser uma boa comandante.

Bom líder é aquele que avalia e prevê o que vai acontecer - ele é proativo, antecipando-se aos fatos.

O futuro não é uma adivinhação. O futuro não acontece por acaso. Ele é a consequência direta do que  está acontecendo agora. Portanto, aproveite para fazer o melhor!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473