19 de mai. de 2011

ENTREVISTA DE EMPREGO: DEVO FALAR QUE FRACASSEI NUM NEGÓCIO PRÓPRIO

ABRAHAM SHAPIRO

Um leitor fez-me uma pergunta: “Tive uma empresa que não deu certo. Voltando ao mercado de trabalho, devo ou não contar nas entrevistas que fracassei como empresário?”

Resposta:

A experiência do empreendedorismo é mais complexa do que imaginamos. Mas, o número de empreendedores só aumenta. Cresce também a necessidade de que eles se profissionalizem.

Em uma entrevista de emprego não há fórmulas sobre o que dizer para ser aprovado. Tudo depende do que o recrutador está buscando para aquela vaga, e de como o entrevistado se posiciona.

Ser sincero é importante.

Caso você venha a ser questionado sobre o próprio negócio – e provavelmente será – , fale a verdade.

O perfil empreendedor tem sido muito valorizado dentro das empresas, independentemente das pessoas já terem ou não vivido a experiência de um negócio próprio. Assim, a sua experiência empreendedora poderá ser bem valorizada. Porém, para que ela seja útil, é preciso refletir sobre tudo o que você viveu e extrair as grandes lições. Sugiro que isto seja feito pela perspectiva positiva, e não negativa.

Antes de ir para a entrevista, pontue num papel as lições que você aprendeu. Visualize quanto você amadureceu e é capaz, hoje, de identificar seus pontos fortes e fracos como empresário. Desenvolva todas as ideias em torno disso.

Encare os erros e fracassos, reconheça as mudanças que você colheu, e dê valor a elas. Tenho certeza de que o selecionador captará a importância de tudo isso por meio da sua humildade.

Uma ressalva: se você mesmo não acredita neste ponto de vista que lhe exponho, e acha que a experiência nada acrescentou, não há entrevistador no mundo que irá se convencer. A regra é simples: tire você mesmo do seu discurso a ênfase no fracasso e mantenha o foco na vivência útil. Analise cada lição que teve, e siga em frente.

Aproveite que as vagas estão aparecendo. Mostre o que você tem de positivo e verdadeiro. Externe a sua vontade de fazer que sua carreira dê certo. Aí está a fórmula para uma entrevista equilibrada e realista que você poderá usar em qualquer outra ocasião da vida.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473