4 de mai. de 2011

MENOS EXIGÊNCIAS NA CONTRATAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

As posições começam a se inverter. Se no passado era o trabalhador que corria atrás das empresas para conseguir um bom emprego, hoje são as empresas que fazem qualquer negócio para contratar ou manter um funcionário.

Pesquisa feita com 130 companhias – responsáveis por 22% do PIB brasileiro – mostrou que 92% das empresas estão com dificuldade para contratar profissionais.

Neste cenário vale tudo para preencher uma vaga, desde importar mão de obra de países vizinhos e fazer anúncios de emprego durante a missa, até designar profissionais para promover a imagem do grupo entre candidatos.

Foi-se o tempo também que para encontrar um bom emprego era preciso ter pós-graduação, doutorado e muita experiência na área. Hoje várias companhias já abrem mão dessas exigências.

Dados da pesquisa mostram que 54% das companhias reduziram os requisitos na contratação de pessoal para a área técnica e operacional. Nos cargos estratégicos, 28% das empresas também diminuíram as exigências, como pós-graduação, fluência em idiomas e experiência. A solução tem sido contratar o profissional sem experiência, treiná-lo e capacitá-lo com cursos moldados à necessidade da companhia.

O poder mudou de lado. A situação que aí está é resultado de uma série de armadilhas criadas pela própria sociedade. Primeiro desvalorizou-se a mão de obra técnica. Depois inundamos o mercado com profissionais diplomados e baixa qualidade. Mesmo reduzindo as exigências, algumas companhias demoram até seis meses para encontrar um profissional. Enquanto você prepara a contratação, o candidato já conseguiu outra proposta e faz-se preciso começar tudo de novo.

Embora atinja todos os níveis, o problema é mais delicado em cargos técnicos e operacionais. Falta de tudo, de engenheiro a pedreiro. Com isso, a tendência aponta para investimentos em novas tecnologias para reduzir a dependência da mão de obra.

Não deixa de ser uma guerra. Quem irá vencer? O tempo dirá. A única certeza existe para quem investe na própria formação. Estes, estarão bem colocados em tempos de baixas ou altas exigências. Nunca dependerão da sorte.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473