10 de mai. de 2011

ANALISAR PESSOAS PARA EVITAR CONFLITOS

ABRAHAM SHAPIRO

Ninguém é perfeito. Mas uma equipe pode chegar perto. Um gerente deve saber disso.

Se um time de futebol tem um grande craque que se destaca em um campeonato, um time que reúne vários craques fatalmente será campeão, certo? Bem, a resposta não é tão simples - e não só no futebol. Na empresa, cada "craque" tem seu perfil - com seu lado sol e seu lado sombra. Se vários deles jogam juntos, os resultados tanto podem ser extraordinários como medíocres.

A coisa fundamental é que quem lidera o time esteja atento às capacidades específicas, ao desenvolvimento correto desses craques e às suas interações, de modo a gerar condições para que os resultados sejam extrordinários e, de fato, sustentáveis.

Um líder de equipe de valor real para uma organização terá duas preocupações primordiais: a de entregar resultados de curto prazo e a de se alinhar aos valores da organização.

E como ficam aqueles que não apresentam nenhuma dessas capacidades? Eles podem estar na função errada, trabalhar com o chefe errado ou ter sido indevidamente promovidos. Quem estiver no comando de um líder com esse perfil deverá buscar compreender a situação, e estabelecer um plano para agir. Se não der certo, a saída é um desligamento digno.

A velocidade fará toda diferença. Agir rápido. Manter alguém que após tentativas de mudança não conseguiu se ajustar é um péssimo exemplo para a equipe. Fatalmente a imagem do líder ficará manchada.

Mas existem os líderes "ideais" – aqueles que entregam resultados de curto prazo e são alinhados aos valores da empresa. Essa combinação é a base dos resultados sustentáveis de qualquer corporação, e vão muito além do desempenho econômico-financeiro imediato, pois, constroem o futuro da empresa no longo prazo.

A coisa certa a fazer ao olhar para as várias equipes de trabalho que compõem a empresa é entender as pessoas individualmente. Depois, observar se elas estão associadas da maneira correta. Finalmente, se o seu líder consegue ter a visão individual e coletiva.

Esteja certo de que esta análise pode colocar muitas desacertos na linha correta de funcionamento. Pode ajudar a superar muitas crises e, melhor ainda, a evitar uma série de conflitos advindos do troca troca de pessoas ou de demissões desnecessárias.

É inteligente entender as pessoas quando se analisam os resultados que elas geram.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473