24 de mai. de 2011

MOSTRE O QUE VOCÊ É

ABRAHAM SHAPIRO

Uma dúvida mandada por e-mail: “Aceitei uma proposta para assumir um novo cargo de liderança em uma companhia. Assumi cheio de esperanças. Já se passaram quatro meses e minha chefe disse que os gestores estão ‘colocando a casa em ordem’ e que preciso ter um pouco de paciência para que ela me transfira todo o poder do cargo. Devo continuar esperando ou exigir o que foi combinado?”

Mais importante do que reclamar ou exigir é você tentar entender o que está acontecendo, de fato. Se a empresa lhe contratou, eles sabem do investimento que fizeram. Não faz sentido manter um "novo craque" no "banco de reservas" por tempo indeterminado.

Quando uma empresa contrata ou promove alguém, quase sempre está mirando nas competências e realizações deste profissional. Mas às vezes é difícil avaliar com segurança qual será o impacto de quando ele for incorporado à estrutura.

Há um temor dele não conseguir uma boa integração. Cultura da empresa, estilo de gestão e muitas outras variáveis influenciam no sucesso desta etapa.

Mas lembre-se de uma lição importante: liderança é uma conquista. Não é um presente, nem uma nomeação. Para se chegar lá é preciso fazer as coisas acontecerem. Atue com convicção antes, para ser reconhecido depois. Faça todo o esforço possível para assumir a liderança, de fato, antes de tê-la por direito. E quanto mais rápido, melhor. Rápido não significa de qualquer jeito.

Liderar é ter a capacidade de influenciar pessoas, ou seja, fazer que entendam o que você vê ou quer, acreditem em você, e que as coisas aconteçam porque você conseguiu que elas as fizessem.

Para obter resultados, um líder deve aprender a criar um ambiente positivo no trabalho. Deve aproveitar os pontos fortes da equipe e da empresa em vez de se concentrar em controlar e criticar os pontos fracos e os erros. Deve criar condições para promover emoções positivas como a compreensão, compaixão, otimismo, e incentivar as relações de apoio mútuo em todos os níveis.

Meu conselho para você é: não espere e nem exija. Aja! Tome atitudes que conquistem as novas atribuições de seu novo cargo. Passe para toda a empresa, de cima a baixo, a imagem e a mensagem de que você já é "o cara".
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473