18 de mai. de 2011

A LENTIDÃO DE ACESSO AOS BENEFÍCIOS DA ERA DIGITAL

ABRAHAM SHAPIRO

Quem diria? Em plena Era Digital, o acesso das empresas aos recursos da Internet que revertem em boa reputação e à construção de marcas admiradas - o que, lógico, reverteria em receita para o negócio - está bem mais lento do que se acreditava há alguns anos.

Em tudo na vida, uma coisa é a crença. Outra é a prática. Talvez aí esteja o problema.

Fala-se em interatividade e vantagens das redes sociais, mas na hora de pôr a mão na massa e produzir pelo menos um site excitante, com conteúdo atraente e inovador, que fortaleça e consolide a marca e os produtos, os executivos só fazem bla bla bla.

Quantos sites estão hoje no mesmo patamar de três ou cinco anos atrás, estáticos? Pesquisa da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, de S. Paulo, descobriu que apenas 8% das empresas atingiram o patamar mais próximo das exigências de integração e interatividade necessárias para colherem os benefícios mínimos da era digital.

A pesquisa apontou ainda que a integração é bem mais complexa do que apenas juntar as plataformas online e offline, e exige a visão e experiência de profissionais da área.

A demonstração de como o discurso anda descolado da realidade se constata em casos como a história do consumidor que protestou contra o péssimo atendimento a que foi submetido pela Brastemp através do Twitter. O filme publicado no YouTube já tem quase 1 milhão de acessos. Os consumidores com voz ativa nas redes sociais têm mais poder do que se imagina.

Não adianta falar coisas maravilhosas se não se entrega aquilo que foi prometido.

Não adianta vender imagem de eficiência, se os funcionários estão insatisfeitos. Hoje é impossível esconder as crises internas. Aliás, já é passada a hora de maior dedicação à comunicação. E já não há sentido na antiga distinção entre relacionamento com público interno e externo. A gestão mais correta de marca tem de estar ancorada e alinhada nestas duas dimensões.

Por isso, comece a cuidar efetivamente das ferramentas de comunicação de sua empresa com o mundo. Contrate especialistas e planeje “o que” e “como” pretende comunicar, pois, ainda que você não tenha constatado, o mundo está de olho em você, bem dentro da sua empresa.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473