5 de mai. de 2011

PRIORIDADE No. 1 DA GESTÃO

ABRAHAM SHAPIRO


Todos já sabem que a falta de mão de obra qualificada é o problema que atualmente afeta boa parte das empresas brasileiras. Para sustentar o crescimento da economia e a expansão dos negócios este deverá ser o maior desafio das organizações por, no mínimo, mais quatro anos. Durante esse tempo, portanto, a principal estratégia dos gestores será reter e desenvolver talentos.

Se você me ouve ou me lê e ainda não sabe o que fazer, é hora de buscar uma saída para definir com toda clareza e prática possíveis a política de retenção e desenvolvimento dos talentos da sua empresa.

Aumentar o foco na gestão de pessoas, hoje em dia, é o seguro que garante a competitividade da empresa no mercado em que ela atua – seja interno e/ou externo. O maior agravante é que formar pessoas leva tempo. E só é possível com planejamento de médio e longo prazos.

Após este, outros grandes desafios até 2015 serão gerenciar custos sem comprometer a qualidade e lidar com a concorrência. Há organizações que já estão desenvolvendo estratégias para enfrentá-los. Elas estão investindo, principalmente, em inovação, através da criação de produtos, serviços e direcionamento de recursos para novas tecnologias. Essas têm sido prioridades dos gestores ligados no cenário atual e com olhos no futuro imediato.

Embora essa estratégia seja fundamental para garantir um futuro saudável independentemente dos ventos favoráveis, as empresas estão mais concentradas em aproveitar o bom momento da economia.

Os investimentos de curto prazo, portanto, apoiam-se no tripé marketing, recursos humanos e ampliação da capacidade operacional. Combinados, estes fatores são responsáveis por atender a procura do mercado e estão diretamente ligados aos resultados das organizações.

Não tem desculpas. Ou você coloca a sua empresa no padrão mínimo de organização e de uma gestão competente, ou por mais dinheiro que um dia você tenha feito, será difícil demais repetir os melhores resultados do passado. É hora de profissionalizar.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473