13 de mai. de 2011

JET LAG

ABRAHAM SHAPIRO

Jet Lag é o nome dado à condição orgânica após viagens de avião para lugares onde há mudança do fuso horário, que causa cansaço, indisposição, fadiga, irritabilidade e sonolência Por causa do Jet Lag, as longas horas de voo em uma viagem de negócios podem comprometer o desempenho até do mais competentes profissionais.

Diariamente, homens de negócios que viajam de avião são vítimas deste mal traiçoeiro, e que os torna grogues e bobos quando mais precisam de seus instintos e talentos. Bem na hora em que deveriam estar espertos, competitivos e alertas em reuniões ou encontros com clientes, agem como bêbados ou parecem distraídos.

O que ocorre no Jet Lag? Uma bagunça nos relógios internos do organismo provoca a falta de sincronização do sistema que regula o tempo bioquímico, fisiológico e do comportamento. E, com isso, afeta hormônios, batimento cardíaco, pressão do sangue e ciclo do sono, entre outros.

Os sintomas são sentidos principalmente por quem atravessa mais de quatro fusos horários – ou quatro horas de diferença -, mas podem aparecer também após viagens mais curtas.

O tempo de recuperação varia de pessoa para a pessoa. Em geral é de um dia para cada fuso atravessado.

Para amenizar o problema, nada de dormir quando chegar ao destino. A melhor atitude é se adequar ao horário local. Aconselha-se que a pessoa só durma à noite a fim de evitar sonolência durante o dia por muito tempo.

Outra dica é se expor ao sol durante, pelo menos, 15 minutos diariamente. A luz solar estimula a produção de melanina, que ajuda a despertar.

Seguir o fuso horário do local de destino 48 horas antes de embarcar e comer alimentos leves também ajuda.

A solução mais esquisita que já se indicou para a cura do Jet Lag é um velho conhecido de ânimo para homens cansados. Deu no New York Times. A manchete dizia: “Cientistas argentinos obtiveram bons resultados na cura do Jet Lag por meio do Viagra”. Mas, calma, pessoal. Ainda é cedo para comemorar, pois, até o momento, apenas hamsters indefesos, mas excitados, foram submetidos ao experimento, com resultados animadores. Aguardem novidades na pesquisa.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473